Janela Para o JapãoNotícias

Especialistas estudam mudanças no programa de trainees estrangeiros do Japão

Uma comissão de especialistas que assessora o governo do Japão começou a discutir mudanças no programa de trainees estrangeiros do país.

O programa de treinamento técnico de trainees estrangeiros foi criado para possibilitar a pessoas de fora do Japão a assimilação de habilidades profissionais em períodos de trabalho no país. Está voltado principalmente para o treinamento de pessoas provenientes de países em desenvolvimento. Contudo, críticos afirmam que, na prática, o programa tem sido usado para recrutar pessoal capaz de desempenhar trabalho pesado rejeitado em geral pelos japoneses.

Na primeira reunião da comissão, realizada quarta-feira, o seu presidente, que também está à frente da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), afirmou que uma sociedade inclusiva precisa ser segura e diversificada, e respeitar a dignidade e os direitos humanos dos indivíduos. Tanaka Akihiko disse desejar que a comissão examine a possibilidade de criação de um sistema capaz de concretizar todos estes ideais.

Membros da comissão decidiram discutir a conveniência de dar ou não continuidade ao programa. Além disso, será analisado se convém integrar o esquema ao programa de profissionais com especialização específica em certas atividades. Por intermédio deste programa, o Japão acolhe profissionais em áreas específicas de atividade econômica que enfrentam falta de pessoal. A comissão também vai rever exigências para a qualificação de firmas que atuam como intermediárias no recebimento de trainees estrangeiros.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *