Shakensho passará a ser digital em 2023
Todas as pessoas e empresas que possuem veículos devem fazer a inspeção veicular obrigatória, estipulada por lei, chamada de 車検, lê-se shaken para obter o comprovante da inspeção veicular ou simplesmente shakensho (車検書).
Segundo as informações do Ministério das Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT), “a partir de 4 de janeiro de 2023, os certificados de inspeção veicular serão digitalizados e as informações mais importantes desse documento serão armazenadas na tag IC, exceto os itens mínimos exigidos. As informações da tag digital (etiqueta eletrônica) podem ser visualizadas em um PC conectado a um leitor de cartão IC de uso geral ou em um smartphone com função de leitura”.
Como o período de validade, o endereço do usuário e as informações do proprietário não estão escritos no certificado eletrônico de inspeção veicular ou shakensho eletrônico, os usuários e as empresas podem verificar as informações relevantes usando o app de inspeção veicular (車検証閲覧アプリ), o qual se lê shakensho etsuran app.
App do shakensho digital
O app do MLIT estará disponível a partir de 1.º de janeiro de 2023.
Ao digitar 車検証 na busca de aplicativos encontrará alguns, tanto para iOS quanto para Android. São apps que fazem a leitura das informações importantes da tag digital
Esse app serve para gerar o certificado de inspeção veicular ou shakensho, em formato PDF para ser impresso, na hora da renovação.
Uma assinatura eletrônica é anexada aos “itens de registro do certificado de inspeção de automóveis (PDF)” gerados pelo app do shakensho, para que o dono do carro possa confirmar que foi gerado e que não foi adulterado.
O método específico de verificação de assinatura e o certificado de chave pública para verificação de assinatura a ser usado serão publicados neste site posteriormente.
Shakensho bem menor
A partir de 2023, receberá um certificado em papel, de tamanho A6, com a tag eletrônica para preservar as informações relevantes.
No novo formato em papel do shakensho constarão apenas as informações básicas que não envolvam alterações nos itens registrados, para evitar fraudes.
O novo formato do shakensho impresso não deve ser guardado no porta-luvas do carro como o anterior, pois o calor é danoso. Todo motorista deve portar esse documento sem dobrá-lo para não danificar a tag digital.
Caso queira assistir ao vídeo do MLIT explicando sobre como utilizar o app, segue abaixo, disponível somente em japonês.
FONTE: PORTAL MIE