Janela Para o JapãoNotícias

Coalizão governista do Japão está prestes a definir plano de aumento de impostos para cobrir gastos com defesa

O painel de pesquisa tributária do principal partido governista do Japão, o PLD (Partido Liberal Democrático), entrou em acordo sobre o esboço de um plano que visa aumentar impostos corporativos, de renda e sobre o tabaco, com o objetivo de impulsionar o orçamento de defesa do país.

O painel também decidiu reconsiderar no ano que vem a questão de uma data específica para os aumentos dos impostos, já que alguns membros do partido são contra decisões precipitadas sobre o assunto. O esboço simplesmente declara que aumentos tributários serão implementados em momento oportuno em 2024 ou posteriormente.

O painel já vinha debatendo formas de aumentar impostos para cobrir um déficit do orçamento anual de defesa de cerca de 7,3 bilhões de dólares, que deve se acumular a partir do ano fiscal de 2027. Após ter concordado acerca de uma política básica de financiamento em uma reunião na quinta-feira, foi decidido que os próximos passos ficarão nas mãos do presidente do painel, Miyazawa Yoichi.

O esboço determina a imposição de uma taxa adicional de 4% a 4,5% de forma geral sobre impostos corporativos. No entanto, o equivalente a 24 milhões de ienes em receitas seria deduzido de impostos de renda, considerando o impacto sobre pequenas e médias empresas.

Com relação a imposto de renda, por ora, deve ser taxado um adicional de 1%.

O esboço também propõe uma redução de 1 ponto porcentual sobre o imposto de renda especial destinado à reconstrução de áreas afetadas pelo terremoto e tsunami de 2011. Este imposto especial está marcado para ter fim em 2037, mas, com o novo plano, passaria a ser estendido. Miyazawa indicou na quinta-feira que a extensão pode durar até 13 anos, com o objetivo de assegurar o montante total necessário para a reconstrução.

Os impostos sobre tabaco e cigarros serão aumentados em fases, até atingir incremento total de três ienes por cigarro.

O PLD e seu parceiro de coalizão, o partido Komei, pretendem finalizar as diretrizes da reforma tributária na sexta-feira, com base no esboço apresentado.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *