Técnicos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social elaboram PMAS
Plano permite organizar, regular e nortear a execução da política pública de assistência social
Na segunda-feira, dia 19, a equipe técnica da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, juntamente com a gestora da pasta, reuniu-se para a elaboração do PMAS (Plano Municipal de Assistência Social).
O PMAS permite organizar, regular e nortear a execução da política pública de assistência social definindo suas prioridades de ações nos níveis de proteção social básica e especial, além de programas, projetos e benefícios.
Além do planejamento, o Plano de Assistência Social permite colocar em prática as ações para a promoção de uma política pública com excelência, garantindo o direito à proteção social para todos os cidadãos que dela precisar.
Muito mais que a criação de um documento ou uma exigência para o repasse de recursos é vital que todos os gestores, trabalhadores e conselheiros do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) entendam o quanto a elaboração e execução do Plano de Assistência Social contribui para que a assistência social se solidifique e seja priorizada nas ações governamentais.
“O PMAS é um marco na garantia do controle social sobre as ofertas socioassistenciais para o enfrentamento das desigualdades, fortalecendo a gestão compartilhada, democrática e participativa, além de promover a consolidação do SUAS como Política Pública de Garantia de Direitos”, explicou Wania Lombardi, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.