Comitê de auditoria diz que governo japonês gastou mais de 2,5 vezes do que o reportado com os Jogos de Tóquio
O Comitê de Auditoria do Japão afirmou que os gastos do governo central para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio totalizaram mais de 460 bilhões de ienes, ou cerca de 3,5 bilhões de dólares no câmbio atual. Trata-se de 2,5 vezes mais do que os valores reportados este ano pelo comitê organizador dos Jogos.
Em junho, o comitê organizador informou que o custo total da Olimpíada e da Paralimpíada de Tóquio havia sido de 1,42 trilhão de ienes, ou por volta de 10,8 bilhões de dólares. Disse que, embora o governo metropolitano de Tóquio tenha arcado com 596,5 bilhões de ienes – ou aproximadamente 4,5 bilhões de dólares – do custo total, o governo central assumiu o valor de 186,9 bilhões de ienes, ou quase 1,4 bilhão de dólares.
Segundo o Comitê de Auditoria, o valor referente ao Estado não incluiu despesas que deveriam estar constantes. Membros do comitê disseram que os custos são referentes à pesquisa e mudança de instalações relacionadas à construção do Estádio Nacional. Eles também apontam subsídios para a renovação de instalações de competição, como o Estádio Internacional de Yokohama; programas de treinamento de atletas e voos da equipe de acrobacia aérea Blue Impulse, pertencente à Força Aérea de Autodefesa, nos primeiros dias dos Jogos.
Membros do Comitê de Auditoria afirmaram ainda que o governo central gastou cerca de 280 bilhões de ienes, ou por volta de 2,1 bilhões de dólares, a mais do que o relatado pelo comitê organizador em junho. Eles disseram que isso faz com que custo total dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio chegue a quase 1,7 trilhão de ienes, ou aproximadamente 12,9 bilhões de dólares.
Já a Agência de Esportes do Japão declarou que os gastos apontados pelo Comitê de Auditoria estavam incluídos em orçamentos relacionados. Acrescentou que o governo vai estudar como revelar seus gastos.
FONTE: NHK PORTUGUÊS