Neve se intensifica de norte a oeste do Japão, meteorologistas pedem cautela
Meteorologistas afirmam que a neve está se intensificando sobre amplas áreas do arquipélago japonês, especialmente ao longo da costa banhada pelo Mar do Japão, nas regiões norte e oeste do país.
A Agência de Meteorologia afirma que um sistema de pressão típico de inverno ao redor do Japão está permitindo que uma massa de ar frio sopre por cima em direção ao arquipélago.
A cidade de Kanazawa, na província de Ishikawa, recebeu 20 centímetros de neve durante o período de seis horas encerrado às 8h00 da manhã desta sexta-feira (23).
Os ventos também estão se intensificando. Uma rajada com velocidade máxima maior que 110 km/h foi observada na cidade de Nemuro às 8h00 da manhã, em Hokkaido.
No período de 24 horas até o meio-dia de sábado, Hokuriku tem previsão de receber um metro de neve. A província de Niigata pode esperar 90 centímetros; nas regiões de Tohoku e Tokai são aguardados 70 centímetros de neve, enquanto que em Hokkaido, Kinki e Chugoku poderão ser observados 60 centímetros.
Autoridades meteorológicas pedem cautela, já que as fortes quedas de neve podem causar transtornos no trânsito e cortes de energia. Também alertam para possibilidade de rajadas, ondas altas e tempestades repentinas. Meteorologistas afirmam que pessoas que se encontram nas áreas mencionadas devem se manter atualizadas com as mais recentes informações sobre a condições do tempo e evitar sair de casa.
FONTE; NHK PORTUGUÊS