O ano que queremos começa agora
“Aprendizado” e “tomada de consciência” certamente são duas das muitas maneiras que podemos definir 2022. Um ano cheio de percalços e dificuldades que nos ensinaram muito sobre coragem, integridade, respeito, colaboração e união. Afinal, temos o mesmo objetivo: defender a vida, das pessoas e natureza, construindo um futuro mais saudável, justo e harmonioso para todos.
Obrigado, 2022, pelos aprendizados que vão seguir conosco no próximo ano. Obrigado por nos ensinar sobre a importância de nosso papel como cidadãos; sobre a relevância da educação para a formação de uma sociedade civil ativa e consciente, que reconhece a função essencial da ciência, do conhecimento e de informações verdadeiras e de qualidade.
Aprendemos com você, 2022, que devemos levar para 2023 a urgência em colocar na prática projetos de restauração de biomas e biodiversidade, mas sem deixar de lado as iniciativas de proteção de espécies da fauna e da flora, e as ações contra o desmatamento e as queimadas.
Sabemos que nesse novo ano não podemos deixar de atuar pela justiça socioambiental, defendendo as causas e os direitos indígenas e de comunidades tradicionais, barrando retrocessos legislativos que colocam o meio ambiente em risco, e exigindo a criação de leis e o fortalecimento de órgãos que protejam as pessoas e a natureza.
Em 2023 também precisamos continuar valorizando populações regionais e estimulando a produção local, um caminho real de economia sustentável que alia desenvolvimento e conservação do meio ambiente.
A cada 365 dias, com a mudança do ano, nossas esperanças se renovam. Esse é o momento ideal para fazermos uma pausa e nos prepararmos para transformar nossos desejos e compromissos em realidade. Por isso, queremos compartilhar com você o que desejamos para 2023.
FONTE: WWF BRASIL