Janela Para o JapãoNotícias

Viajantes lotam aviões e trens no feriado de Ano Novo

Viajantes que pretendem aproveitar o feriado de Ano Novo lotaram aviões e trens na quinta-feira (29), apesar dos riscos ainda existentes da pandemia de coronavírus, publicou a Kyodo News. O retorno é esperado para a terça-feira (3).  

Os sistemas ferroviário (trens-bala e trens locais) e aeroviário do Japão foram fortemente abatidos pelos casos de Covid-19 nos últimos anos, mas receberam neste fim de ano grande número de passageiros. E muitos viajantes comemoraram a possibilidade de poderem se deslocar como faziam antes da pandemia. 

Na quinta-feira de manhã foi registrado um grande movimento de passageiros no aeroporto de Haneda, em Tóquio, com longas filas serpenteando a área de embarque.

Todos os voos domésticos da Nippon Airways saindo de Haneda estavam lotados na quinta-feira. 

A companhia aérea disse que o número de passageiros em seus voos em todo o país na quinta-feira, incluindo em sua companhia aérea de baixo custo, deve ultrapassar 170.000, superando o nível no mesmo dia de 2019, pouco antes do início da pandemia.

As companhias aéreas divulgaram há pouco mais de uma semana que as reservas para voos domésticos nesse período recuperaram 80% do que eram há três anos, com 2,7 milhões de pessoas assegurando assento nos voos programados. Isso significa que aumentou 10% em relação ao ano anterior. 

Quanto aos voos internacionais, as reservas aumentaram mais de cinco vezes em relação ao ano anterior, para 321.000 pessoas.

As seis empresas da Japan Railways informaram que as reservas para os trens-bala e trens locais aumentaram 16% em relação ao ano anterior. 

No Tokaido Shinkansen, a taxa de ocupação de assento não reservado no “Nozomi nº 1” é de 150% na estação de Nagoya, e chega a 100% em outros trens-bala, publicou a ANN News. 

Em áreas como Tohoku, a taxa de ocupação máxima para assentos não reservados nos trens-bala de saída da JR East é de cerca de 90%.

Nas rodovias expressas também são esperados congestionamentos. As operadoras projetaram em novembro que problemas de tráfego que se estendem por pelo menos 10 quilômetros ocorrerão 169 vezes entre quarta-feira (28 de dezembro) e 4 de janeiro, com o mais longo provavelmente atingindo 55 km.

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *