Hacker invade conta da TV Câmara e “deleta” canal do YouTube
Um ataque Hacker, tirou do ar o canal da TV Câmara da plataforma YouTube, nesta sexta-feira (6).
A invasão aconteceu por volta das 16 horas da quinta (5), quando foram detectados quatro acessos da Rússia e um do estado da Bahia.
Foram trocadas as senhas de acesso, recuperação de e-mail e informações de Login de um dos subdomínios da Câmara de Marília.
Em seguida, o hacker tentou enviar um arquivo de vídeo que contraria as diretrizes do YouTube, provocando a remoção do canal da TV Câmara de Marília.
O vídeo não chegou a ser postado, pois, foi bloqueado pelo YouTube.
A invasão só foi percebida na manhã seguinte pelo editor de imagens, Guilherme Nascimento, que comunicou o departamento de Tecnologia da Informação (TI) da Câmara de Marília.
Horas depois, foram recuperadas todas as senhas de acesso e Login.
Um Boletim de Ocorrência foi registrado pelo diretor de comunicação da TV, Ronaldo Medeiros.
Medeiros disse que já pediu que os profissionais de TI da Câmara trabalhem e forneçam todas as informações à Polícia e ao Google para que possa ser possível identificar, realmente, de onde partiram os ataques.
Agora, os editores da TV Câmara aguardam a análise do Google para o retorno do canal ao YouTube, uma vez que, foram enviados todos os relatórios de acessos externos, que provocaram a remoção.
O Canal contém arquivos de todo o conteúdo exibido na TV Câmara, desde 2014.
O Google informou que o prazo de análise para casos como este é de, no mínimo, dois dias úteis.
Atualização: No início da noite de sexta-feira (6) o YouTube restabeleceu o canal da TV Câmara por reconhecer que houve uma invasão e, por consequência, a tentativa de postagem de material contrário às diretrizes da plataforma.