Servidores da Saúde voltam receber marmitas azedas
Trabalhadores que atuam na garagem da Secretaria Municipal da Saúde receberam marmitas azedas para o almoço desta quarta-feira. Denúncia foi feita à diretoria do SINDIMMAR (Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais de Marília).
Presidenta Vanilda Gonçalves de Lima esteve no local e constatou que às 11h30 as marmitas já estavam azedas e com cheiro ruim. Foram entregues no local 30 marmitas e a maioria estava com indícios de estarem estragadas.
Vanilda ressaltou que, apesar das denúncias feitas no ano passado, quando foram entregues alimentos estragados para servidores(as) do PA (Pronto Atendimento) da zona Sul, Prefeitura de Marília insiste em manter contrato com a empresa quefornece os alimentos.
“Além da denúncia que fizemos na Corregedoria, na ocasião, o caso foi parar na
Polícia Civil e até agora não houve qualquer medida por parte da administração municipal. A empresa continua entregando comida estragada aos(às) trabalhadores(as).
Após constatar as irregularidades na Garagem da Saúde, diretores do SINDIMMAR estiveram novamente na Corregedoria, denunciando a entrega de alimentos estragados aos(às) servidores(as). “Presidenta do SINDIMMAR relatou nesta
Ouvidoria que em 11 de janeiro de 2023 foi servida marmita azeda aos servidores da frota da Central de Ambulância”, cita a denúncia.
Em outro trecho, Vanilda pede que seja feita averiguação do caso. “Necessita que seja feita a averiguação, pois já é recorrente que isso acontece. Além disso, que seja suspenso o contrato com essa empresa, até que seja feito o processo de investigação”, apontou Vanilda.
Secretaria da Saúde
Diretoria do SINDIMMAR também protocolou ofício ao secretário da Saúde, médico Sérgio Nechar, apontando a denúncia de entrega de comida azeda aos servidores.
“A entidade sindical recebeu denúncia de fornecimento de marmitas azedas aos(às) servidores(as) do setor da Central de Ambulância, a qual foi confirmada com a visita ‘in loco’ por diretores da entidade e pela presidenta Vanilda Gonçalves de Lima”, cita o documento.
Denúncia relembrou fatos ocorridos em setembro de 2022 e exigiu medidas por parte da administração municipal. “Solicitamos providência urgente para que o vínculo comercial entre Prefeitura de Marília e a empresa MR Alimentos seja suspenso imediatamente e que seja substituída a empresa fornecedora da alimentação dos(as) servidores(as) em serviço, garantindo qualidade e dignidade.
Também solicitamos que a Central de Ambulância tenha instrumento de controle de recebimento e avaliação da qualidade do alimento fornecido nas marmitas, constando data, horário, medição da temperatura, quantidade de marmitas fornecidas em cada período do dia (almoço e jantar), nome e assinatura do responsável pelo setor”, aponta o ofício.
Segundo a diretoria do SINDIMMAR, com este instrumento, caso constatada irregularidades nas marmitas, o responsável pode comunicar a empresa, suspender a entrega, devolver as marmitas sem efetivação do pagamento e exigir a imediata substituição do alimento (almoço ou jantar) aos(às) servidores(as) em serviço, sem prejuízos alimentar.