JANEIRO BRANCO: Médica Psiquiatra destaca: ‘Normose: o normal que adoece’
A médica psiquiatra Carolina Benetti e Silva ministrou palestra com o tema: “Normose: o normal que adoece”, neste dia 13 de janeiro, no salão de reuniões do Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal”. A atividade fez parte da campanha “Janeiro Branco: Quem cuida da mente, cuida da vida!”.
“A normose é o título de um livro lançado em 2014, em que os autores tentam conceituar esta padronização do nosso comportamento para se enquadrar nos padrões da sociedade e como isso nos traz sofrimento e doenças”, explicou a médica psiquiatra.
O provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, lembrou da importância da saúde mental na vida das pessoas. “Oferecemos o serviço de psicologia aos nossos funcionários e classificamos como fundamental este trabalho desenvolvido pelos nossos profissionais”.
O coordenador do Núcleo de Psicologia Hospitalar da Santa Casa de Marília, Marcos Aurélio Alves Filho, lembrou da valorização dos psicólogos no hospital. “A Direção acredita no nosso trabalho e por esta razão temos conseguido dar um suporte importante e mostrar para as pessoas a importância de ter uma boa saúde mental”.
A campanha
A programação da campanha Janeiro Branco prossegue com palestra, no dia 19 de janeiro (quinta-feira), a partir das 14h, no salão de reuniões da Santa Casa de Marília, com a temática “Construindo a Saúde Mental”. A psicóloga Jéssica Mantoani vai explanar sobre o assunto.
E no dia 26 de janeiro (quinta-feira), às 10h, também no salão de reuniões do hospital, a psicóloga Lígia Crivelari destaca “Reconstrução da Vida Pós-Pandemia: O Olhar Criativo Sobre Crises na Saúde Mental”. Após as palestras acontecem sorteios de brindes aos participantes, com o apoio do Sirvan (Serviço Intervencionista Endovascular e Neurológico).
Outra atividade também será realizada com funcionários para reflexão sobre a importância da saúde mental, nas proximidades do relógio de ponto.
FONTE: SANTA CASA DE MARILIA