Campeão como atleta, Ramon busca título Sul-Americano como técnico
A partida contra o Peru nesta quinta-feira, às 19 horas (horário de Brasília) terá um sabor especial para o técnico Ramon Menezes. Além de ser sua estreia no comando da Seleção sub-20 em competições oficiais, o treinador terá uma volta ao passado neste Sul-Americano sub-20 na Colômbia por ser o torneio em que ele disputou como atleta defendendo a amarelinha e foi campeão da edição de 1991.
Continuar…
O time campeão sul-americano contava com grandes estrelas. Junto com Ramon Menezes, a equipe brasileira contava com nomes de grande destaque do futebol brasileiro nos anos seguintes, como Anderson Lima, Emerson (goleiro ex-Grêmio e Bahia), Djair, Sérgio Manoel, Élber e Paulo Nunes. Na Copa do Mundo Sub-20, em Portugal, o time foi vice-campeão e contava com o pentacampeão mundial Roberto Carlos.
Três décadas após jogar a competição, Ramon volta ao torneio, dessa vez na condição de treinador e não escondeu a honra de defender a Seleção Brasileira mais uma vez.
“Para mim está sendo um privilégio. É uma honra representar o Brasil no Sul-Americano. Eu já tive esse privilégio, essa honra como atleta. Foi em 1991, pude jogar uma competição Sul-Americana vestindo a camisa da Seleção Brasileira. É sempre uma honra, é sempre um prazer”, relembrou o treinador.
No cargo de treinador desde março do ano passado, Ramon tem a seu favor o histórico vencedor como atleta para administrar a ansiedade dos atletas às vésperas de uma estreia em competição internacional, mas acredita que o grupo já tem maturidade suficiente para fazer uma boa partida de abertura no torneio.
“O futebol une todos esses pré-requisitos. Físico, técnico e tático. Se você tiver muito bem, o psicológico vai lá em cima. Mas, sim, o psicológico é muito importante. É um grupo jovem, mas um grupo jovem com um histórico bacana de Seleção Brasileira e isso também é muito importante”, finalizou.
O Brasil joga no estádio Pascual Guerrero contra o Peru nesta quinta-feira (19), às 19 horas. As duas equipes estão no grupo A ao lado de Argentina, Colômbia e Paraguai. Os três primeiros colocados avançam para o hexagonal final.
FONTE: CBF