Ameaças de bomba fecham 8 universidades na segunda-feira
Na segunda-feira (23) de manhã pelo menos 19 universidades em todo o Japão receberam mensagens por fax com ameaça de bomba. Oito delas fecharam temporariamente, segundo o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia, publicou a NHK e outras mídias.
Entre as universidades estão 7 públicas e 12 privadas situadas em 11 províncias, incluindo Hiroshima, Okayama, Hokkaido, Toyama, Niigata, Yamanashi e Gifu.
Na mensagem com a ameaça de bomba o autor exigia a transferência de 300.000 ienes para uma conta designada. Na mensagem foi citado o nome de um advogado.
O jornal de Kobe citou que o fax foi enviado para a Kobe Pharmaceutical University no distrito Higashinada às 6h40. Na mensagem constava o seguinte: “Uma bomba altamente funcional foi plantada. Por favor, transfira 300.000 ienes para a conta bancária designada.”
A polícia foi chamada, mas nenhum item suspeito foi encontrado. Mas a escola decidiu ainda assim cancelar as aulas.
Outras universidades que receberam essa ameaça foram a Tokiwa, na cidade de Mito, e Instituto de Ciência e Tecnologia de Chitose, na cidade de Chitose, em Hokkaido.
Até agora não foi registrada nenhuma explosão ou qualquer tipo de dano, enquanto as universidades estão em alerta com a polícia.
Um representante da Universidade de Tsuru, na província de Yamanashi, afirmou que a universidade fechou temporariamente por priorizar a segurança dos alunos e funcionários.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE