Com exceção de Okinawa, Japão inteiro amanhece abaixo de 0ºC
Uma intensa massa de ar congelante cobriu praticamente todo o Japão nesta quarta-feira (25), no pior frio que só ocorre uma vez a cada 10 anos, segundo a Agência Meteorológica do Japão.
Com exceção de Okinawa e da ilha de Ogasawara, todas as províncias de Japão amanheceram com temperaturas baixo de 0ºC, informou a emissora NHK.
Às 8h desta quarta-feira, os termômetros marcavam -12,8ºC em Sapporo (Hokkaido), -7,5ºC em Sendai (Miyagi), -5,8ºC em Niigata e Kumamoto, -4,2ºC em Hiroshima, -3,9ºC em Kochi, -3,8ºC em Nagoia (Aichi), -3ºC em Kagoshima, -2,9ºC no centro de Tóquio e -2ºC em Osaka.
A neve continua caindo principalmente na costa oeste ao longo do Mar do Japão e no norte do país. Das 5h às 8h, houve acúmulo de 10 centímetros em Nikko (Tochigi) e Inawashiro (Fukushima) e 9 centímetros em Maniwa (Okayama), onde nevou um recorde de 93 centímetros nas últimas 24 horas.
Às 8h, havia acúmulo de 12 centímetros em Quioto, 10 centímetros em Tsu (Mie), 5 centímetros em Hiroshima, 4 cm em Mito (Ibaraki), 3 centímetros em Nagasaki e Wakayama, 2 centímetros em Kobe (Hyogo) e 1 cm em Choshi (Chiba).
Em partes do Japão, a neve deve continuar caindo até quinta-feira (26), e há risco de fortes nevascas ao longo do Mar do Japão e nas planícies no lado do Pacífico.
Nas 24 horas até a manhã de quinta-feira, pode nevar 80 centímetros em Tohoku, 60 centímetros em Hokkaido, Niigata e na região Hokuriku, 50 centímetros em Kanto Koshin e Kinki, 40 cm em Tokai e 30 centímetros em Chugoku.