Janela Para o JapãoNotícias

Fevereiro, mês de aumento de preços de mais de 5 mil itens

A empresa Teikoku Databank resumiu os movimentos de aumento de preços de 195 empresas, incluindo 90 fabricantes não listados nesta pesquisa, além de 105 grandes fabricantes nacionais de alimentos e bebidas no final do mês passado.

Segundo ela, 5.463 itens de alimentos e bebidas são alvo este mês, incluindo um novo e também o substancial aumento de preços, que reduz o conteúdo sem alterar o valor.

Este é o segundo maior número depois dos 7.864 itens de outubro passado, e poderá ter um novo rush de aumento, já que muitas empresas ainda não repassaram os custos dos preços das matérias-primas mais caras.

Além disso, o total de alimentos e bebidas que já tiveram ou estão programados para alta de preços este ano chega a 12.054 itens. O ritmo de aumento de preços está acelerando em relação ao ano passado.

É preciso desembolsar mais nos supermercados

A taxa média de aumento de preços para este ano é de 16%, e os principais motivos para isso são os elevados custos das matérias-primas e da energia.

A classificação dos produtos mais caros é:

  • 6.657 itens ou 55% são de alimentos processados
  • 2.236 itens são de temperos
  • 1.810 são bebidas, incluindo as alcoólicas
  • 944 itens de confeitaria e doces

As empresas com aumentos de preços em fevereiro, na faixa de 2 a 20% são: Nichirei, Nissui, Maruha Nichiro, Ajinomoto, Table Mark, Nisshin Seifun Welna, Kagome, Bull-dog Sauce, Ikari Sauce, Nagatanien, Otsuka Pharmaceutical, Asahi Beverages, Pokka Sapporo Food & Beverage, House, Yukijirushi, Mercian e outras menores.

FONTE: PORTAL MIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *