Japão considera relaxamento no controle sobre fronteiras para viajantes da China
O governo do Japão está considerando relaxar os controles sobre fronteiras em vigor para viajantes oriundos da China, os quais foram impostos em caráter temporário em dezembro do ano passado para lidar com um aumento nos casos de coronavírus no país.
As atuais medidas exigem que todas as pessoas vindas da China continental e Macau mostrem prova de resultado negativo em teste para o coronavírus. No momento da chegada, também são realizados testes PCR ou de outro tipo.
Autoridades do governo agora estão debatendo relaxar as regras, já que a porcentagem de pessoas que testam positivo em sua chegada está diminuindo. Também afirmaram que a situação das infecções na China parece estar melhorando.
Especificamente, autoridades estão propondo abandonar o requerimento de prova de resultado negativo de teste antes do embarque e limitar o número de testes realizados na chegada ao Japão.
No entanto, o governo permanece cauteloso sobre o relaxamento. Como mencionado por algumas pessoas, os dados oficiais divulgados por Pequim sobre o número de infecções parecem carecer de transparência.
FONTE: NHK PORTUGÊS