OBRA SERRA DE AVENCAS – Com o início do período escolar, estrada volta a ser aberta para passagem no horário do almoço entre 12h30 e 13h30
Durante os demais horários, entre 8h e 17h, a estrada ficará totalmente interditada
Com a volta do período escolar, a partir desta terça-feira, dia 31 de janeiro, as obras de desmonte e adequação da Serra de Avencas, que liga Marília ao distrito pela vicinal Danilo Gonzales (MAR-306), voltam a permitir a passagem de moradores, carros, motos e ônibus escolares e de passageiros durante o horário do almoço, das 12h30 e às 13h30.
Durante os demais horários, entre 8h e 17h, a estrada ficará totalmente interditada para a continuidade das obras. Os desvios por duas estradas municipais (Jatobá e Vacaria) ficam abertos 24h por dia.
Apesar do período chuvoso que aconteceu nos meses de dezembro e janeiro, a obra segue dentro do cronograma e está em torno de 60% concluída, sendo que a previsão para a finalização completa é de até 90 dias.
A obra total envolve a escavação da rocha nos pontos de deslizamento, formação de taludes para controle de escoamento de água e corte de até 1.000 árvores para permitir acesso ao ponto de serviços.
O projeto aponta ainda a retirada de 79.478 metros cúbicos de material das serras, com transporte do material escavado. A área de limpeza será de 16,9 mil metros quadrados. O contrato é de R$ 4,7 milhões e com verbas próprias da Prefeitura de Marília. Atualmente a Replan está trabalhando no local com dez máquinas, 12 caminhões e cerca de 30 colaboradores.
Daniel Alonso lembrou que se trata de uma obra importantíssima, com objetivo único e exclusivo de oferecer total segurança aos moradores de Avencas, bem como a todos os usuários da estrada vicinal.
“É uma alegria constatar que a obra segue em ritmo acelerado, mesmo com o período de chuvas. Parabenizo toda a equipe da Replan pelo empenho e cuidado que realiza os serviços aqui na serra de Avencas. Lembro que foi uma obra solicitada principalmente pelo vereador Evandro Galete que, preocupado com a segurança das pessoas, principalmente quando chovia, fez essa reivindicação e estamos atendendo, realizando essa intervenção com recursos próprios da Prefeitura, ou seja, da própria população mariliense”, disse o chefe do Executivo.
“A obra era extremamente necessária, pois no local havia muitos deslizamentos de rochas devido às chuvas, trazendo riscos à população. É uma obra grandiosa e só temos que parabenizar a todos que estão envolvidos nesse projeto, que trará segurança a todos que passarem por esse local. Parabenizo o prefeito Daniel Alonso por atender nosso pedido e também de todos os moradores de Avencas, que estão muito satisfeitos”, afirmou o vereador Galete.
O vice-prefeito Cícero do Ceasa também destacou a importância da obra na serra de Avencas. “É mais um tabu que a gestão Daniel está quebrando em nossa cidade. Há anos vínhamos sofrendo riscos eminentes de vida diariamente com deslizamentos e deslocamentos de rochas que poderiam causar uma tragédia. É mais um compromisso que estamos cumprindo, dando total segurança a todos que passarem pelo local. A gente pede só mais um pouco de paciência, pois em breve a obra estará concluída.”
DESVIOS
Dois desvios para o período em que a vicinal Danilo Gonzales (MAR-306) estiver bloqueada para passagem estão liberados. Um pela Estrada Jatobá e outro pela Estrada Vacaria, ambas saem do distrito de Avencas e chegam até a SP-333-Rodovia Rachid Rayes em frente à sede da Fumares e Fundação Casa, tanto sentido Marília/Avencas, como Avencas/Marília.