Jurista Kiyoshi Harada participa do XIX Encontro Internacional em Portugal
Nos dias 22 a 26 de janeiro, o jurista Kiyoshi Harada participou do XIX Encontro Internacional de Juristas promovido pela Rede Internacional de Excelência Jurídica e Instituto de Diplomacia Europeia e Sul-Americana, na Ilha da Madeira, Portugal. O evento, que teve como tema “Democracia , Governançae Controle”, comemorou os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e contou com mais de 120 participantes de Portugal, Brasil, Itália e Grécia.
De passagem por Lisboa, acompanhado de filha, genro e netos, visitou o professor Jorge Miranda na Universidade de Lisboa, onde foi procedida a entrega do certificado de filiação do eminente professor ao quadro associativo do Instituto Brasileiro de Estudos de Direito Administrativo, Financeiro e Tributário – IBEDAFT –, bem como a entrega da respectiva medalha.
Na sessão de abertura da 19ª edição, ocorrida na noite do dia 22 de janeiro, no auditório do Hotel Porto Mare, onde compareceram o presidente do governo Regional de Madeira, Miguel Albuquerque; o presidente da Assembleia Legislativa de Madeira, deputado José Manuel Rodrigues; o presidente do Tribunal de Contas de Portugal, José Tavares; o presidente do Instituto Rui Barbosa, Ediberto Pontes Lima, além dos presidentes da Rede Internacional de Excelência Jurídica e do Instituto de Diplomacia Europeia e Sul-Americana, respectivamente, Leo da Silva Alves e Ana Cláudia Barbuda, e autoridades da Magistratura, do Ministério Público e Conselheiros de diversos Tribunais de Contas do Brasil, o jurista Kiyoshi Harada foi homenageado com a outorga do Prêmio Internacional pela Carreira, em reconhecimento ao conjunto de 42 obras jurídicas publicadas.
Durante o Encontro, foram proferidas 17 palestras por diferentes personalidades brasileiras e européias abordando temas ligados aos direitos humanos
Obra coletiva – No dia 25 foi realizada a sessão de lançamento da obra coletiva comemorativa dos 75 anos de Declaração Universal de Direitos Humanos, bem como o lançamento da obra Direito Financeiro e Tributário, de autoria do próprio Koyoshi Harada e que encontra-se na 31ª edição.
O exemplar dessa obra foi entregue ao presidente do governo Regional de Madeira, ao Presidente da Assembleia Legislativa de Madeira, ao presidente do Tribunal de Contas de Portugal e ao decano do Tribunal de Contas de Minas Gerais. Igualmentre foram entregues às três autoridadades de Madeira o exemplar do Livro “Temas Contemporâneos de Direito Público – Estudos em Homenagem ao Professor Kiyoshi Harada”.
Entrevista – No dia 26 de janeiro houve a sessão de enceramento do XIX Encontro. Na ocasião, Harada concedeu entrevista sobre desigualdades sociais, fome, pobreza, racismo e preconceito, decorrentes de uma sociedade tomada por materialismo exacerbado que se distancia de preceitos éticos e morais.
FONTE: NIPPON JÁ