Janela Para o JapãoNotícias

Tarcísio vê o estado cada vez mais presente em eventos culturais da comunidade nikkei

Em encontro realizado na última sexta-feira (03) no Palácio dos Bandeirantes com o embaixador do Japão no Brasi, Teiji Hayashi, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, deu sinais de que, se depender do respeito e carinho que tem pela cultura japonesa e comunidade nikkei, boas parcerias podem surgir em breve. E em diversas áreas, especialmente a cultural.

Durante a reunião, ambos conversaram sobre campos de atuação que o governo japonês atua no maior estado brasileiro, além de assuntos como a grande concentração de nikkeis em cidades do interior paulista. Participaram da reunião, além de Hayashi, o cônsul geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana; o representante chefe do Escritório da JICA Brasil, Masayuki Eguchi; o presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Renato Ishikawa; o cônsul de Assuntos Políticos Hiroyuki Ide; o secretário executivo de Negócios Internacionais de SP, Affonso Massot; a assessora de Comunicação, Gisele Turteltab; e o secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz.
“Foi um encontro agradável com o embaixador. Temos muitas afinidades e fizemos diversas considerações sobre as áreas de Saneamento, Energia, Segurança Pública e diversas outras. Há uma grande sinergia entre Brasil e Japão e o estado de São Paulo tem muito a agradecer e cooperar com os japoneses”, destacou o governador ao fim da reunião.

Hayashi e Tarcísio cooperação em áreas como saneamento, energia e segurança pública – Foto Isadora de Leão Moreira / Governo de São Paulo

Além da aproximação em assuntos macros, o governador destacou as atividades culturais tão representativas dos nikkeis. Para Tarcísio, a energia dos matsuris mostram “a riqueza da cultura japonesa, tão presente em praticamente todos os municípios”. “Temos uma série de atividades culturais programadas para este ano por parte da comunidade japonesa em São Paulo. Vamos participar e dar apoio, pois são demonstrações culturais riquíssimas. São Paulo e os japoneses têm uma longa e bonita história”, ressaltou, lembrando ainda que “é um privilégio” o estado ter regiões conhecidas pelos esforços dos japoneses: “Temos (o bairro da) Liberdade, que é um ponto turístico mundial; as cidades de Bastos, Tupã, Mogi das Cruzes que possuem uma força japonesa. E é um grande privilégio termos essa marcante presença em nosso estado.”

Presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa, participou do encontro e representou a comunidade – Foto Isadora de Leão Moreira / Governo de São Paulo

Missão – O governador paulista também deu ênfase a um assunto pertinente: a aproximação com empresas japonesas. Para tanto, a ideia é, nos próximos meses, viabilizar uma missão econômica para visitar o Japão e mostrar o potencial do estado para atrair investimentos de lá. “Queremos mostrar as possibilidades de se investir no estado. Estamos em uma constante evolução e, com certeza, as empresas japonesas tem tudo para se estabelecerem por aqui”, finalizou o governador.

(RODRIGO MEIKARU)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *