Prefeitura de Bauru e DAE inauguram reservatório na Vila Dutra
A Prefeitura de Bauru e o Departamento de Água e Esgoto (DAE) inauguraram na manhã desta sexta-feira (10) o reservatório elevado Vila Dutra, localizado na quadra 5 da avenida São Paulo, na Vila Dutra, com a presença da prefeita Suéllen Rosim, do presidente do DAE, Marcos Saraiva, e de diversas autoridades.
A prefeita Suéllen Rosim destacou a importância do planejamento. “Essa é mais uma etapa para combater a falta de água. Com planejamento, estamos conseguindo avançar, e agradeço ainda todos os servidores do DAE, que estão se empenhando para que a população possa ter um serviço cada vez melhor”.
Para o presidente do DAE, Marcos Saraiva, o objetivo é melhorar o abastecimento de água. “A inauguração do reservatório mostra que estamos conseguindo entregar o que foi planejado, para melhorar o abastecimento de água. Ainda vamos ter mais um reservatório ao lado desse e a ordem de serviço será assinada na semana que vem para dar início às obras, aumentando a capacidade de reservação nesta região”.
O presidente da Câmara Municipal, Júnior Rodrigues, destacou a alegria das pessoas ao verem as obras sendo concluídas. “A gente fica feliz em ver quando as ações se concretizam. A população merece ter água em casa, as pessoas pagam e querem um bom serviço, e com esse reservatório esperamos ter um abastecimento melhor”.
O vereador Júnior Lokadora relembra os problemas do passado com esperança para o futuro. “Eu nasci e cresci aqui na Vila Dutra, e a falta de água sempre foi um dos grandes problemas dessa região. Uma obra como essa era muito importante, já deveremos ter menos problemas com a falta de água por aqui”.
Estiveram presentes na inauguração a prefeita Suéllen Rosim; o presidente do DAE, Marcos Saraiva; os secretários de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, Gislaine Magrini; de Cultura, Paulo Eduardo Campos; de Agricultura e Abastecimento, Jorge Abranches; de Meio Ambiente, Levi Momesso; o chefe de Gabinete, Rafael Lima Fernandes. Também participaram, o presidente da Câmara Municipal, Júnior Rodrigues e os vereadores Junior Lokadora, Coronel Meira, Guilherme Berriel, Miltinho Sardin e Marcelo Afonso.
Representando a autarquia, os diretores da Divisão Técnica, Edivaldo Alves da Silva Filho; Administrativo, Danilo Albieri Pereira; de Planejamento, Júlio Carpanezi; da Divisão de Assuntos Jurídicos, Gustavo Cescato Pelegrini; da Divisão de Apoio Operacional, Sérgio Luiz Silva de Souza; do Serviço de Controle de Perdas, Wesley Passeto de Freitas; do Serviço de Manutenção e Execução de Redes, Alex Guardevi Gerolano; da ETA, Camila Zanatta Gonçalves, do Serviço de Águas Subterrâneas e Reservação, José Antonio Carminati, além de engenheiros, técnicos e servidores que trabalharam para viabilizar o projeto do reservatório.
NOVO RESERVATÓRIO ELEVADO VILA DUTRA
O reservatório elevado Vila Dutra, construído em concreto armado com capacidade para armazenar 350 mil litros de água, tem altura de 23 metros e vai receber água produzida pelo poço Santa Cândida, localizado na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, através de uma adutora de 12 polegadas que promove a interligação.
Com investimento de R$ 2.152.075,79, a unidade foi construída ao lado do antigo reservatório Vila Dutra que está desativado, mas ficará preservado e fará parte do complexo de reservatórios que contempla ainda a construção de um apoiado em aço parafusado vitrificado, com início das obras previsto para o mês de março.
A nova unidade de reservação vai atender uma população de cerca de seis mil moradores, suprindo a demanda dos bairros Vila Dutra, Núcleo Leão XIII, Parque Santa Cândida e Parque Val de Palmas.
O objetivo desse reservatório é reforçar o abastecimento na região da Vila Dutra e garantir maior segurança na distribuição de água para os bairros adjacentes. A obra, iniciada em julho de 2022 e concluída em fevereiro de 2023, é mais uma das várias ações da gestão para amenizar os efeitos da estiagem no abastecimento de água para a cidade. A nova unidade terá papel fundamental para a redução da dependência do sistema Batalha/ETA no abastecimento da região da Vila Dutra nos próximos anos, pois até então essas regiões eram abastecidas pelo sistema, que em períodos de pouca chuva sofre considerável redução de sua capacidade produtiva.