Nível de pólen neste ano deve ser o mais alto em dez anos, diz governo
Começou a temporada da febre do feno, mais conhecida como kafunsho, provocando sintomas como olhos inchados, coceira e coriza. Segundo a Japan Weather Association(JWA), a previsão é de que em algumas áreas haverá dispersão do dobro de pólen da média anual na região metropolitana de Tóquio, enquanto em Tohoku e Tokai, que inclui Aichi e Shizuoka, será 1,8 vezes mais do que a média, publicaram o Japan Times e a NHK.
O governo metropolitano de Tóquio anunciou na segunda-feira (13) que a temperada nessa área começou na semana passada. As autoridades analisam a contagem de pólen de cedro em 12 pontos da capital e notaram que as quantidades de sexta-feira (10) a domingo (12) nas cidades de Ome, Tama e Tachikawa excederam um nível de referência.
As autoridades de Tóquio disseram que a temporada de pólen chegou cinco dias antes do ano passado. Também chegou cinco dias antes da data média dos últimos 10 anos.
A quantidade de pólen de pólen de cedro e cipreste japonês na capital nesta primavera está projetada para ser 2,7 vezes maior do que no ano passado, segundo o governo metropolitano. O número será o segundo mais alto da última década.
Conforme a JWA, em Shikoku, onde ficam Kochi, Tokushima, Kagawa e Ehime, haverá quase três vezes mais a quantidade de pólen em comparação com o ano passado. O órgão informa que as pessoas que tiveram sintomas mais fracos na última temporada podem precisar tomar medidas mais drásticas neste ano.
O Ministério do Meio Ambiente confirmou que os níveis de pólen de cedro nesta temporada devem ser os mais altos em 10 anos.
Segundo estudos, a quantidade de pólen dispersa na primavera depende de como foi o verão no ano anterior. Verões com temperaturas mais altas, mais horas de sol e pouca chuva – justamente o que ocorreu em 2022 – propiciam uma maior dispersão de pólen na primavera seguinte.
O pico da temporada de febre do feno depende da área e do tipo de pólen – cedro ou cipreste.
A expectativa é que a cidade de Fukuoka tenha alto nível de pólen de cedro no final deste mês de fevereiro até o início de março. Outras cidades, como Osaka, Hiroshima e Takamatsu, esta na província de Kagawa, podem ter esse problema no início e a metade de março.
A previsão para Sendai, Tóquio e Kanazawa é de que terão um período mais longo de dispersão de pólen de cedro, pegando a maior parte de março, enquanto os residentes em Nagoia, na província de Aichi, enfrentarão esse problema entre o início e a metade de março.
Com relação ao pólen de cipreste, Fukuoka, Hiroshima e Takamatsu podem ter picos de níveis entre o final de março e meados de abril.
O pólen de cipreste atingirá o pico em Nagoia e Osaka no início até a metade de abril, enquanto Tóquio enfrentará o problema na maior parte de abril. Já em Sendai e Kanazawa não são esperados níveis máximos de pólen de cipreste.