Yasuke, o samurai negro que venceu o carnaval de 2023 de São Paulo
O carnaval paulista de 2023 teve como vencedora a escola de samba Mocidade Alegre, que contou no sambódromo a história de Yasuke, o samurai negro.
No ano de 1998 quando o início oficial da imigração fez 90 anos, a escola de samba Vai Vai , ganhou o carnaval paulista com o enredo Banzai Brasil, uma celebração da amizade entre os dois povos.
Já no ano de 2023, a Mocidade levou para o sambódromo a história de um personagem pouco conhecido da história do Japão, Yasuke, o samurai negro.
De origem africana,(vários historiadores lhe atribuem a nacionalidade moçambicana),porem alguns lhe atribuem outras nacionalidades como a etíope ou nigeriana.
Porem, o que sabemos de fato é que Yasuke chegou ao Japão com um jesuíta italiano chamado Alessandro Valignano em uma excursão de inspeção, e aparece na história escrita apenas entre os anos de 1579 e 1582.Existem boatos que ele era escravo, porém não temos comprovações históricas sobre tal fato.
Yasuke conheceu o shogun Nobunaga logo após sua chegada ao Japão e despertou o interesse do chefe samurai,. Isso porque ele era muito bom de conversa.
O fato de Yasuke ser fluente em japonês tornou sua aproximação de Nobunaga mais fácil, além de ser visto de maneira favorável pelos japoneses.
Existem relatos que Nobunaga teria falado para que seu sobrinho presenteá-se Yasuke com uma certa quantia em dinheiro.
Outro fato que chamou a atenção dos japoneses foi a estatura de Yasuke, que era em torno de 1,88 m, e os japoneses da época tinham em média 1,57 m.
A história de Yasuke como samurai termina em 1582, quando ocorre a queda de Nobunaga e então Yasuke retorna para Kyoto para uma missão jesuita.
Por Fernando Andrade
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-50022956 (referencia)