Grande quantidade de pólen de cedro é prevista nesta estação no Japão
O Ministério do Meio Ambiente do Japão adverte que uma grande quantidade de pólen de cedro, uma substância alergênica que causa espirros e escorrimento nasal, deverá estar se espalhando na atmosfera nesta estação, em muitas partes do país.
Para estimar a quantidade de pólen que será dispersa, o ministério contabiliza o número de botões de flores masculinas em cedros em 34 províncias.
Segundo dados do ministério, nesta estação, o número de botões ultrapassa a quantidade média observada nos últimos 10 anos em 23 províncias desde o sul de Tohoku a Kyushu.
Os totais de botões foram os mais altos em uma década em 12 províncias, a saber, Fukushima, Tóquio, Kanagawa, Niigata, Toyama, Ishikawa, Kyoto, Hyogo, Okayama, Tottori, Hiroshima e Fukuoka.
As contagens registradas em Tottori, Toyama e Okayama foram maiores que o dobro da média, e quase o dobro em algumas outras províncias.
O ministério diz que as áreas com maior número de botões de flores masculinas do que a média estiveram expostas a mais horas de luz do dia e a temperaturas mais altas no verão passado.
Acrescenta que medidas, tais como colocar uma camada de gaze dentro da máscara facial, secar as roupas no interior da casa e esfregar frequentemente o chão com pano molhado podem ser eficazes para reduzir a alergia.
FONTE: NHK PORTUGUÊS