Temporada de ‘caça ao emprego’ tem início para estudantes universitários no Japão
A temporada de “caça ao emprego” teve início para estudantes universitários que se formam no ano que vem no Japão.
Na quarta-feira, empresas passaram a realizar seminários de emprego para futuros graduados, em concordância com regras do governo. Em Tóquio, estudantes compareceram a uma feira de empregos organizada pela firma responsável pelo site de dados Mynavi Corporation. Cerca de 200 companhias participaram do evento.
Segundo um levantamento conduzido pela Mynavi no mês passado, 27,7% das empresas respondentes em todo o país afirmaram que planejam contratar mais estudantes de ciências humanas e sociais que se formarão em março de 2024. Trata-se de uma alta superior a 8 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Já 29,8% disseram que planejavam recrutar mais graduados de exatas e biológicas – o que representa uma alta de quase 7 pontos.
As empresas passarão a selecionar candidatos em potencial no mês de junho.
Por outro lado, mais firmas têm optado em recrutar novos candidatos em vez de esperar que estudantes venham até elas. Estudantes universitários e de faculdades técnicas em busca de emprego fazem cadastro e detalham suas opiniões a respeito de suas perspectivas de carreira em sites especializados. As empresas analisam os cadastros e contactam diretamente os estudantes em que estão interessadas. Quase 30% das firmas utilizam o sistema, de acordo com um levantamento do setor privado.
Um número crescente de companhias também está elevando os salários iniciais de recém-contratados visando assegurar jovens profissionais.
FONTE:NHK PORTUGUÊS