Unijovem oferece oportunidade para jovens do espectro autista cursar inglês em parceria com o Espaço Potencial de Marília
Na tarde da última segunda-feira (06/03), iniciou a 4° turma de curso profissionalizante que a Unijovem Unimed Marília oferece aos alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) em parceria com o Espaço Potencial de Marília.
Essa Parceria deu por início no 2° semestre de 2021, pelo qual já formamos turmas de Informática Básica, Design Gráfico, e Informática Básica com ênfase em alfabetização digital.
Neste semestre estamos iniciando com uma nova turma de Inglês Básico com ênfase na tecnologia digital, o qual os alunos receberão certificado com uma carga horária ainda maior do que os anteriores já oferecidos, visto que esse curso será os dois semestres, tendo a duração de 12 meses. Esse curso será conduzido pelo professor Bruno Putinatti, sendo uma vez por semana na sede do Espaço Potencial.
O objetivo da Unijovem com essa parceria com o Espaço Potencial que já possui 02 anos, é incluir e acreditar nessa juventude, público esse que tanto necessita de um apoio da sociedade para sua preparação para a vida e para o mundo do trabalho e na maioria das vezes não são acolhidos.
Para o coordenador da Unijovem Luis Fernando de Sena, a inclusão social desses alunos com transtorno do Espectro Autista (TEA) é imprescindível em todas as fases da vida, pois com a inclusão, o autista tem a oportunidade de desenvolver suas qualidades e autonomia.
Considerando que estamos em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e as empresas cada vez mais exigentes, programas de inclusão como esse oferecido pela ong, se tornam fundamentais para os jovens que necessita desta inserção para estimular suas capacidades e desenvolver suas habilidades e potencialidades, principalmente no conhecimento de uma nova língua como o inglês que irá estimular a comunicação verbal, visto que é uma grande dificuldade dos autistas, logo, aprender o inglês é uma habilidade que poderá ajuda-los constantemente nesta batalha pela comunicação. Quando crianças com estas condições aprendem uma nova língua, eles ampliam funções cerebrais, principalmente no quesito armazenamento, sendo assim, é possível que evoluam consideração na comunicação verbal.