Saúde

Vereador Dr. Elio Ajeka pede à Prefeitura informações sobre as ações de controle à dengue

Uma das grandes preocuoações durante o período chuvoso é o aumento dos casos de dengue e de acordo com dados da Divisão Epidemiológica de Marília, a cidade registrou um aumento de 925% no início do ano se comparado com o ano passado. As informações foram extraídas do Informe Semanal dos Agravos de Notificação Compulsória, gerado pela Secretaria Municipal da Saúde.
Diante do risco de um novo surto, já que Marília sofreu com uma epidemia em 2013, o vereador Dr. Elio Ajeka (PP) fez um requerimento à Prefetiura pedindo informações sobre as ações tomadas para coibir a doença.
“Recentemente a SUCEN – Superintendência de Controle de Endemias alterou a classificação da cidade para risco de surto da dengue, o que gera muita preocupação. Por isso, já fiz uma solicitação à Prefeitura perguntando o que tem sido feito para tentar freiar esse possível surto”, disse Ajeka.
Em 2022, segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo, Marília confirmou 1.042 casos autóctones (contraídos no próprio município) de dengue e 18 importados, totalizando 1.060 infectados.
A situação se agrava diante da dificuldade de o município verificar todos os imóveis, já que Marília conta com aproximadamente 120 mil.
As confirmações da doença mais recente foram feitas na USF Jardim Cavallari, Santa Casa de Marília, UBS Nova Marília, UBS Planalto, USF Figuerinha, USF Santa Antonieta III, Hospital Beneficente da Unimar (HBU), Pronto Atendimento Unimed, USF Padre Nobrega II, UBS Chico Mendes, USF Vila Barros, USF Bandeirantes, USF São Miguel e USF Jardim America IV.
“Quero aproveitar e deixar um alerta para a população. O mosquito transmissor da dengue se reproduz em água parada, onde as fêmeas depositam seus ovos e em apenas dez dias, o ovo se torna mosquito adulto e começa a picar. Então a população precisa fazer a sua parte urgente”, falou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *