Diplomata italiana Monica Faggionato visita Câmara de Marília e sela parceria com Unimar
A Câmara de Marília recebe, nesta sexta-feira (10), às 16h30, a Prof. Dra. Monica Faggionato.
A Diplomata representará o Consul Geral, Domenico Fornara, em algumas atividades acadêmicas, políticas e econômicas em Marília. Na Câmara, será recepcionada pelo presidente, Eduardo Nascimento (PSDB).
Italiana, da Lombardia, Monica Faggionato, formou-se em literatura francesa e italiana na Università degli Studi di Pavia (Itália) e Université Nice Sophia Antipolis (França). Atuou como professora na Itália, EUA, França, Eritréia antes de especializar-se e trabalhar como diretora escolar para o Ministério da Educação Nacional Italiano. Desde 2019 presta serviço no Consulado Geral da Itália em São Paulo onde se ocupa da promoção da língua italiana e do sistema formativo italiano nas escolas paulistanas, paulistas e não só, além de reforçar a formação continua dos professores e apoiar o ensino da cultura italiana.
Atualmente, a Diplomata é diretora do Departamento Escolástico do Consulado italiano no Brasil, que cuida da promoção da cultura italiana no sistema escolar e da coordenação dos cursos de língua italiana nos estados de São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.
Em Marília, Monica Faggionato irá selar, oficialmente, uma parceria na criação de um curso de língua italiana, entre o Consulado e a Universidade de Marília, por intermédio do Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão (Nipex) e do Departamento de Relações Internacionais (DRI).
“Nossa instituição possui uma robusta política de internacionalização acadêmica, oportunizando aos discentes e docentes a possibilidade de realizarem diversos intercâmbios em diversas universidades de prestígio ao redor do mundo, bem como o acesso a diferentes cursos de línguas”, disse a Profa. Dra. Walkiria Ferrer, coordenadora do NIPEX/DRI da Unimar.
“Nossa mais recente parceria se deu com o governo italiano, por meio do MAECI – Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional, onde constituímos um curso de língua italiana voltado a nossa comunidade acadêmica. Historicamente colaboramos para a internacionalização do município de Marília, onde recebemos diversos diplomatas das mais diferentes origens, que abrem caminho para as mais diferentes possibilidades de cooperação”, destacou o assessor de relações internacionais da Unimar, Juan Orellana.
Para o presidente da Câmara, Eduardo Nascimento, a visita da Diplomata marca o início de uma relação cultural e política.
“O intercâmbio cultural é de suma importância para todos. Temos aqui diversas famílias que descendem ou não dos italianos e que pretendem estudar, trabalhar ou até mesmo fazer turismo no país. A vinda da Diplomata a Marília representa a seriedade e a importância deste curso que será implantado através da Unimar e que, com certeza fortalecerá os laços entre cidades e os dois países. Mais uma vez a Unimar proporciona desenvolvimento, educação e cultura, com ações de relação e política internacional. Recepcionar a Prof. Dra. Monica Faggionato na Câmara é, antes de tudo, nossa obrigação como representantes da população”, ressaltou Eduardo Nascimento.