Governo do Japão passa a recomendar o critério individual no uso de máscara
O governo do Japão passa nesta segunda-feira a afrouxar diretrizes para o uso de máscara no combate ao coronavírus, deixando a critério individual a decisão sobre proteção facial.
O governo mantém, contudo, a recomendação de que as pessoas usem a máscara em determinações ocasiões — por exemplo, ao frequentar estabelecimentos médico-hospitalares ou durante viagens em trens ou ônibus superlotados.
A justificativa oficial é de que a continuidade ocasional do uso é necessária para evitar contágio da Covid-19 por idosos ou outras pessoas sob risco de adoecimento grave.
O governo japonês planeja usar redes sociais, anúncios de televisão e outros meios para explicar quando e onde convém à população considerar apropriado o uso de máscara.
Em vista da mudança, entidades representativas da indústria e do comércio vêm revisando suas diretrizes anti-infecção. Cerca de 80% das entidades dizem que decidiram deixar a cada negócio o estabelecimento de regras próprias sobre o uso de máscara.
Na escala de cinco níveis de doenças infecciosas do Japão, a Covid-19 corresponde hoje à categoria 2 — a segunda mais grave.
Em 8 de maio, o governo vai rebaixar a enfermidade para a categoria 5, que é a mais inferior, equivalente à da gripe sazonal — influenza.
FONTE: NHK PORTUGUÊS