Janela Para o JapãoNotícias

Governo do Japão anuncia aumento de 5,8% no preço do trigo

O governo do Japão irá aumentar o preço do trigo importado que vende para empresas de moagem em 5,8% a partir de abril. Esta é a primeira vez no período de um ano que os preços passam por uma revisão. O novo valor será o mais alto já registrado.

Cerca de 90% do trigo consumido domesticamente no Japão vem de importações. Visando a estabilização da oferta, o governo japonês compra os grãos a granel e os revende para empresas domésticas. O preço oficial do grão costuma ser revisado duas vezes ao ano, em abril e em outubro.

No entanto, a disparada nos preços do trigo no ano passado causada principalmente pela invasão russa à Ucrânia levou o governo a pular a revisão marcada para outubro do ano passado para evitar o repasse do aumento de preço.

A partir de abril, o valor do trigo importado vendido pelo governo será de 76.750 ienes – equivalentes a cerca de 575 dólares – por tonelada.

Nos últimos 12 meses, o Japão tem comprado trigo de fornecedores no exterior a um preço médio de cerca de 615 dólares por tonelada. Caso o cálculo para o repasse de preço doméstico fosse feito com base nesse valor, o aumento necessário para cobrir o custo seria de 13,1 por cento. Ao invés disso, o governo decidiu desconsiderar o forte aumento de preços registrado nos primeiros seis meses após a invasão, estabelecendo a nova taxa com base no valor de compra dos últimos seis meses.

O governo deve arcar com cerca de 75 milhões de dólares para cobrir a diferença entre os preços de compra e revenda.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *