Japão celebra o White Day, dia dos homens darem chocolates de presente para mulheres
Nesta terça-feira (14) é comemorado o White Day, quando os homens retribuem às mulheres os chocolates que receberam no Dia de São Valentim, celebrado no dia 14 de fevereiro.
O White Day é comemorado no Japão, Coreia do Sul e Taiwan, quando as lojas preparam pacotes com chocolates para homens presentarem suas namoradas, esposas ou mesmo amigas.
Essa data foi criada em Fukuoka por uma confeitaria em 1977, quando o dono do estabelecimento, Zengo Ishimura, teve a ideia de criar a contrapartida para o Dia de São Valentim.
Na época havia apenas o Dia de São Valentim, em que as mulheres davam chocolates para os homens.
Ishimura então perguntou às funcionárias da confeitaria qual seria o melhor dia para receber um presente dos homens, e a escolha foi o dia 14 de março.
Em 1978, o primeiro White Day era chamado de “Marshmallow Day”, em referência ao doce que seria dado na data. Depois passou a ser mesmo White Day, que em inglês significa Dia Branco, em referência à cor do doce feito na confeitaria de Ishimura.
Na década de 80 já era possível dar chocolates brancos e outros presentes na data, tanto no Japão quanto na Coreia do Sul e Taiwan.
Até alguns anos a tradição era de que no White Day o presente fosse um chocolate branco, ou mesmo um presente nessa cor. Mas hoje não há tanto essa exigência, embora algumas mulheres esperem que a surpresa seja de boa qualidade.
Com o tempo, a pressão por ter de dar um chocolate para alguém passou a ser questionada.
Uma pesquisa feita em 2019 mostrou que 60% das mulheres preferiam comprar chocolates como guloseimas pessoais ou para dar aos familiares, enquanto 36% pretendiam manter a tradição de presentear parceiros ou paqueras.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE