Saúde

Fehosp realiza encontro regional no salão de reuniões da Santa Casa de Marília

A Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo) realizou encontro regional no salão de reuniões da Santa Casa de Marília, na manhã deste dia 17 de março. Participaram da reunião gestores de unidades hospitalares filantrópicas ligadas ao DRS IX (Departamento Regional de Saúde).

O anfitrião, provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, enfatizou a importância de discutir assuntos relacionados à gestão hospitalar e de se ter uma representatividade entre os poderes constituídos. “Nunca estivemos tão bem representados como estamos com o presidente da Fehosp, Edson Rogatti. Ele leva nossas demandas ao governo e tem nos ajudado bastante em diversos aspectos”.

O presidente da Fehosp, Edson Rogatti, lembrou que as Santas Casas e Filantrópicos enfrentam um momento crítico. “Realizamos 56% do total de procedimentos de média complexidade e 80% da alta complexidade no País, mas infelizmente o governo federal não tem o olhar para os filantrópicos que eles merecem. Tenho ouvido muito do governador Tarcísio de Freitas que virá uma ajuda e inclusive fui testemunha da reivindicação recente que ele fez ao presidente Lula para ajudar os nossos hospitais. Precisamos formar um bloco de instituições e pressionar para conseguirmos recuperar o que perdemos nos últimos 15 anos e reajustar a tabela do SUS (Sistema Único de Saúde)”, disse ele.

A gerente técnica da Fehosp, Maria Fátima da Conceição, fez algumas explanações e exibiu algumas imagens para traçar um panorama atual, além de levantar temas importantes para discussão entre os gestores.

Entre os assuntos tratados no encontro regional da Fehosp estiveram: “Mais Santas Casas – Posição Atual do Programa”, “Portaria GM/MS nº 96, de 07/02/23 – que define os parâmetros para auxílio financeiro para Santas Casas e entidades privadas sem fins lucrativos”, “Cursos da Fehosp em 2023”, “Mutirão de Cirurgias Eletivas”, “Hospitais Psiquiátricos”, “Emendas Impositivas – Estaduais e Federais”, “Santas Casas e Hospitais Filantrópicos que Não Possuem as Certidões”, “Piso de Enfermagem – Impacto da Lei 14.434/22”, “Tabela SUS x Tabela Tunep (de referência de procedimentos), “AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros” e “Apresentação da empresa Techtools”.

Na oportunidade, também foi feita uma apresentação sobre o 32º Congresso Fehosp, que acontece de 24 a 27 de abril, no Tauá Hotel, em Atibaia, com o tema central: “Assumindo o Papel de Protagonista, Construindo Novas Políticas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *