VariadosVariedades

Marcos Rezende é autor de sessão solene que homenageou o Clube de Cinema de Marília pelos 70 anos de história

Por meio do requerimento nº 1724/2022 – aprovado pela Casa de Leis –, o vereador Marcos Rezende (PSD) propôs uma sessão solene em homenagem aos 70 anos de história do Clube de Cinema de Marília. A solenidade aconteceu na sexta-feira, dia 17, no plenário da Câmara Municipal.
“É com imenso prazer que fiz este requerimento para homenagear os 70 anos de história do Clube de Cinema. É uma forma de reconhecer a importância das atividades da entidade, que há tantos anos difunde o cinema como arte. Um dos principais objetivos do clube é refletir sobre a linguagem do cinema, possibilitando a experiência fílmica como ferramenta de educação, além de estimular o desenvolvimento do pensamento crítico e viabilizar ações concretas de intercâmbio entre as pessoas”, destacou o parlamentar municipal no início da sua fala na tribuna.
O Clube de Cinema foi fundado no dia 12 de outubro de 1952 por um grupo de jovens idealistas interessados no desenvolvimento cultural da cidade. Entre os principais fundadores, estão Luis Fellipe de Melo Filho e Roberto Caetano Cimino, além de Alfeu Afonso, Fausto Augusto Battistetti, Sergio Albeiro, Sebastião Viera Alves, Wilson Pinto e Miguel Maurílio Saad.
“No início, a sociedade do clube se reunia na Alfaiataria Cimino, na antiga avenida Mauá (hoje Tancredo Neves). Atualmente, o clube é presidido por Altino Luiz Silva Therezo e trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, reconhecida por leis estaduais e municipais. As atividades acontecem no prédio da antiga Biblioteca Municipal, hoje Complexo Cultural (avenida Sampaio Vidal), na Sala “Emílio Pedutti”, no piso superior do Museu de Paleontologia. Até hoje, o clube faz a exibição gratuita de filmes aos sábados e domingos com discussão sobre os conteúdos assistidos”, complementou o vereador autor da sessão solene.
Conforme Marcos Rezende, Marília já foi destaque nacional quando o assunto envolvia o cinema. “O Clube de Cinema de Marília teve grande repercussão na década de 60, devido aos festivais de cinema realizados em 1960, 1967 e 1969, e também pela entrega do ‘Prêmio Curumim’, premiação reconhecida e respeitada pela seriedade no processo de escolha dos premiados. O prêmio foi entregue durante 20 anos, de 1966 a 1985, e premiava o diretor do Melhor Filme Nacional exibido na cidade. Temos que lembrar ainda que o nosso Clube de Cinema é um dos mais antigos cine clubes em funcionamento no Brasil, sendo até mesmo fundado antes do Clube de Gramado (RS)”, salientou.
Nesses 70 anos de história do clube mariliense, importantes autoridades e personalidades passaram pela diretoria, como o Dr. Altino, Dr. Alexandre de Cerqueira César, Ivan Fiorini, Mônica Monteiro, Garavello Therezzo, Pedro de Marchi e Diva Rodrigues de Souza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *