Partido governista do Japão vai propor merenda escolar gratuita para todos os alunos de 6 a 15 anos
Toshimitsu Motegi, secretário-geral do Partido Liberal Democrata (PLD), disse na segunda-feira (20) que vai propor ao governo o fornecimento gratuito de merenda escolar para todos os alunos da rede pública com idades entre 6 e 15 anos, informou o jornal Asahi.
“As políticas para lidar com a queda da taxa de natalidade precisam de prioridade”, disse ele durante uma visita a uma creche. “Eu apoio abordagens inovadoras para garantir o financiamento (para merenda gratuita).”
A declaração de Motegi, no entanto, surpreendeu as autoridades governamentais que ainda não sabem detalhes sobre o programa.
O plano será proposto ao governo como parte das políticas do PLD, do primeiro-ministro Fumio Kishida, para reverter a queda da taxa de natalidade.
Atualmente, a merenda escolar é servida para mais de 9,2 milhões de alunos em 29.000 escolas públicas de ensino primário (shougakkou) e ginasial (chuugakkou), além das instituições para crianças com necessidades especiais em todo o país.
O governo planeja elaborar suas políticas até o final de março para aumentar a taxa de natalidade e anunciar um quadro até junho para seu objetivo de longo prazo de dobrar os gastos com cuidados infantis.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE