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Encontros formativos de Matemática são realizados com professores de 5º ano das EMEFs

A formação continuada vem sendo oferecida aos professores durante sua jornada de trabalho, sendo um encontro mensal de cinco horas

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, promoveu nos dias 20 e 21 de março o primeiro Encontro Formativo de Matemática direcionado aos docentes de 5º ano e professores-coordenadores de todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília.

A formação continuada vem sendo oferecida aos professores durante sua jornada de trabalho, sendo um encontro mensal de cinco horas desenvolvido ao longo de todo o ano letivo de 2023, sob a organização das Assistentes Técnicas Luciane Panes e Roselaine Dilelli.

O encontro formativo contou com 97 participantes, sendo-lhes oportunizados momentos de estudo e reflexão acerca da nova Matriz de Referência de Matemática que norteará a elaboração da avaliação externa SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) que será aplicada em todas as turmas de 5º ano das escolas públicas entre os meses de outubro e novembro.

O SAEB é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite o diagnóstico da Educação Básica brasileira. Testes e questionários aplicados a cada dois anos na rede pública geram resultados indicativos da qualidade do ensino de todo o país, oferecendo subsídios para elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas educacionais.

Os próximos encontros serão destinados à exploração teórico-prática de cada uma das Unidades Temáticas que compõem o currículo oficial de Matemática: Números; Álgebra; Geometria; Grandezas e Medidas; Probabilidade e Estatística, favorecendo à socialização de saberes e à ampliação de conceitos imprescindíveis para o desenvolvimento do pensamento matemático.

Segundo as Supervisoras Escolares de EMEF, Rita Borguetti e Daniela Rigoldi, essa é uma ação projetada pela Secretaria Municipal da Educação com o objetivo de contribuir para o aprimoramento e o crescimento profissional do docente no intuito de evoluírem do atual estágio de conhecimentos e habilidades que se encontram para um novo estágio, abrindo assim uma gama de oportunidades de ensino. 

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