Sakura: conheça os diferentes tipos de cerejeiras
Sabia que há mais de cem variedades de flores de cerejeira no Japão? Poucas delas são silvestres nativas das florestas japonesas, como a Yamazakura. A maioria vêm sendo cultivada pelos humanos ao longo dos séculos para uso decorativo em jardins e parques.
Sem dúvida, a variedade de cerejeira mais popular hoje é a Someiyoshino. Essa é um híbrido das variedades Edo Higan com a Oshima, a qual foi espalhada por todo o arquipélago japonês, exceto em Okinawa. Por isso, tornou-se flor-símbolo do Japão.
E também, por causa dela, o povo faz hanami (花見), o passeio ou piquenique sob as cerejeiras.
Número de pétalas
A maioria das cerejeiras silvestres e também as cultivadas tem flores com 5 pétalas. No entanto, algumas espécies têm flores com 10, 20 ou mais pétalas.
Cores das flores de sakura
A maioria das variedades produz flores que vão do branco ao rosa claro, mas há algumas cerejeiras com flores rosa escuro, amarela ou verdes. Além disso, a cor de algumas das variedades das flores de sakura podem mudar enquanto elas estão em floração.
Por exemplo, uma flor pode desabrochar na cor branca e mudar para rosa no decorrer de poucos dias.
As folhas novas
No caso de árvores com floração antecipada, as folhas novas só surgem após a plena floração, o que dá às árvores uma aparência atrativa e homogênea.
No caso de floração tardia, as folhas aparecem geralmente antes das flores, dando à árvores uma aparência mais heterogênea. Além disso, a cor das folhas novas difere entre as variedades. Na maioria dos casos, as folhas novas são verdes, castanho-acobreado ou algo entre as duas cores.
Tempo de floração
A maioria das variedades de sakura florescem na primavera. A Yaezakura, cerejeiras com flores de mais de 5 pétalas, por exemplo, são tipicamente as últimas a abrirem suas flores, com períodos de floração cerca de 2 a 4 semanas após a maioria das espécies de 5 pétalas. Algumas variedades extremas florescem no final do outono e durante os meses de inverno.
Forma da árvore
As árvores de cerejeira exibem vários hábitos de crescimento e apresentam diferentes formas: triangular, colunar, em V, chorão, plana, etc.
As variedades mais comuns de flores de cerejeira
Someiyoshino
Cultivada durante o período Edo em Tóquio, a Someiyoshino é sem dúvida a cerejeira mais numerosa e popular no Japão.
As árvores dessa variedade dão flores de 5 pétalas na cor rosa bem claro. O contraste dos tufos de sakura com os troncos e galhos escuros, a torna encantadora para o povo japonês.
Yamazakura
Essa é a variedade mais comum de cerejeira nativa do Japão, a qual cresce amplamente na natureza, ao contrário das híbridas como a Someiyoshino.
Suas flores são rosa claro e têm 5 pétalas relativamente pequenas. As folhas novas dessa espécie se desenvolvem ao mesmo tempo que as flores, dando à árvore uma aparência um tanto menos intensa que a Someiyoshino.
Shidarezakura
As cerejeiras-chorão têm galhos caídos, como se fossem uma queda de água do chuveiro, e estão entre as mais comuns e admiradas espécies no Japão.
Há dois tipos: árvores que dão flores com 5 pétalas e as com mais de 5. A última é chamada de Yaeshidarezakura e floresce cerca de 1 semana depois da de 5 pétalas.
Variedades de sakura com floração antecipada
Kanzakura
Essa variedade costuma florescer bem antes da irmã Someiyoshino, tem flores maiores e o tom do rosa é pouco mais acentuado. Não foi muito popularizada, por isso é encontrada em alguns parques do país e em Okinawa, onde não tem Someiyoshino.
Kawazuzakura
Ganhou esse nome por ter sido cultivada originalmente na cidade de Kawazu, Península de Izu (Shizuoka). Também é uma das variedades que floresce antes da Someiyoshino.
Kanhizakura
Essa variedade costuma florescer junto com a Kanzakura, bem antes da irmã popular.
Essa árvore com flores de cerejeira rosa escuro, em formato de sinos, é nativa de Taiwan e Okinawa, onde floresce no início de janeiro a fevereiro.
Em Nagoia (Aichi) tem uma rua com fileiras dessa variedade com a Kanzakura.
Variedades de sakura com floração tardia
Ichiyo
Costuma florescer em meados de abril. Sua característica marcante é o número de pétalas: 20. Junto com as flores despontam também as folhas, com um colorido contrastante.
Ukon
Também costuma florescer em meados de abril. Tem 10 a 20 pétalas com um colorido diferente, com toque amarelado, como as da cúrcuma, por isso o nome (ukon em japonês).
Kanzan
Essa variedade de sakura também floresce na segunda quinzena de abril.
Dentre as muitas variedades de Yaezakura, a Kanzan é uma das mais comuns. Uma única flor da espécie tem cerca de 30 a 50 pétalas rosas. As folhas novas são castanho-acobreadas.
Fugenzo
De meados ao final de abril se pode ver essa variedade de cerejeira florida. Cada flor tem em média 30 a 40 pétalas, de tom rosa pastel, mas vão mudando de tom, para mais escuro.
Shogetsu
Essa, parecida com pequenas rosas, também tem sua beleza, com flores grandes, com 20 a 30 pétalas, encantando os parques, de meados a final de abril.
Kikuzakura
Essa variedade de cerejeira leva esse nome porque seu número de pétalas remete ao crisântemo (kiku em japonês). Chega a ter mais de 100 pétalas, com uma delicada cor rosa, as quais contrastam com suas folhas verde claro.
Costuma ser apreciada no final da segunda quinzena de abril.
Jugatsuzakura
Essa sakura ganhou esse nome porque costuma florescer em outubro (jugatsu em japonês). Mas, também pode ser contemplada na primavera. As flores são pequenas e esparsas, mas oferecem uma surpreendente visão em combinação com as cores de outono ou com a neve.
FONTE; PORTAL MIE