Investigação no Japão leva ao fechamento de site de vídeos piratas na China
Uma investigação aberta por autoridades chinesas a pedido de um grupo de indústrias japonesas levou ao encerramento de um website ilegal que oferecia versões pirateadas de animes, novelas e filmes japoneses.
De acordo com autoridades da Associação Japonesa de Distribuição de Conteúdo ao Exterior, a operação chinesa teve como alvo quatro pessoas na casa dos 30 anos de idade que estavam sob suspeita de envolvimento na gestão de um site de vídeos pirata conhecido como “B9GOOD”.
O site era popular entre fãs de animações e filmes japoneses desde seu lançamento em 2008. Ele foi acessado mais de 300 milhões de vezes nos dois anos que terminaram no mês passado e, nos períodos de maior tráfego, chegou a registrar mais de 15,8 milhões de acessos por mês.
A associação japonesa havia conduzido uma investigação em parceria com especialistas em segurança cibernética. A investigação revelou que o website – o qual era acessado em sua grande maioria por pessoas no Japão – era gerenciado por indivíduos na China. O grupo então teria demandado que os operadores removessem o conteúdo pirata do site.
A operação, realizada por autoridades da província de Jiangsu, teria sido iniciada após tais autoridades terem recebido uma denúncia da parte japonesa. A operação resultou no fechamento do site, mas autoridades acreditam que os operadores da página teriam ganho cerca de 760 mil dólares de lucro.