Saúde

Mais de 90% trocam as UBSs por atendimento na UPA Norte ou PA Sul

Levantamento estatístico feito pela direção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da região Norte e PA (Pronto Atendimento) da região Sul aponta que até 90% das pessoas atendidas nas unidades não passaram pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros.

Segundo os dados apurados, em fevereiro e até o dia 21 de março, a UPA Norte atendeu 16.954 pacientes. Deste total, 16.009 pessoas informaram que não foram até as UBSs para tentar tratar os casos. Isso representa 94,43% do total de atendidos na unidade. A pesquisa aponta ainda que 476, ou 2,81% foram até o posto de saúde mais próximo, porém foram encaminhados à UPA Norte. Já 469 pessoas (2,77% não informaram se procuraram o atendimento primário.

No caso do PA Sul, que passou a ter a gestão da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário) desde o dia 2 de fevereiro, o número é semelhante. Entre fevereiro e o dia 21 de março foram atendidas 13.024 pessoas. Desse total, 11.876 informaram que não buscaram a rede municipal. Isso representa 91,19% do total. Os dados apontam ainda que 442 pessoas, ou 3,39% foram até a UBS do bairro, mas foram direcionados ao PA Sul. Outros 706, ou 5,42% não responderam.

Para o diretor administrativo da UPA Norte e do PA Sul, Luís Doretto, estes dados mostram que as pessoas não estão recorrendo mais à atenção básica para solucionar seus problemas de saúde. E na maioria dos casos, são situações sem urgência, que poderiam ser resolvidas nas UBSs, caso elas fossem atendidas lá.

“Ressaltamos que tanto a UPA Norte quanto o PA Sul são unidades para urgência e emergência. Precisamos sensibilizar as pessoas a procurarem as unidades dos bairros para resolver aquela dor de cabeça, coriza, dor de ouvido, resfriados leves e outras ocorrências mais comuns. Os casos graves, são encaminhados aos pronto atendimentos”, ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *