Emef ‘Professora Edméa Sola’ conquista biblioteca comunitária ‘Little Free Library’
Doada pelo colégio canadense Maple Bear, a estante reúne obras literárias que podem ser retiradas pela vizinhança
A comunidade escolar da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) ‘Professora Edméa Braz Rojo Sola’ acaba de conquistar a biblioteca comunitária ‘Little Free Library’ (Pequena Biblioteca Gratuita, em tradução livre), doada pelo colégio canadense Maple Bear, de Marília. A entrega da estante que permitirá aos moradores da vizinhança e comunidade da proximidade retirarem livros e publicações, gratuitamente, ocorreu na terça-feira, dia 28 de março, com as presenças do secretário municipal de Educação, professor Helter Rogério Bochi, e do representante da escola Maple Bear, César Sampaio. A ‘Little Free Library’ foi instalada em frente ao prédio da escola municipal e poderá ser acessada por toda a comunidade escolar e pelo público externo.
A ‘Little Free Library’ é uma biblioteca comunitária em forma de estante, onde a retirada de um livro do local pode ser realizada mediante a troca por outro. Estudantes do 4º ano da Emef ‘Professora Edméa Sola’ participaram da solenidade de entrega das obras literárias que irão compor o acervo circulante. Os alunos, por sua vez, ficaram responsáveis pela divulgação do funcionamento da pequena livraria aos demais estudantes da Emef.
De acordo com o representante do colégio canadense, César Sampaio, a troca de livros traz conhecimentos que ampliam o repertório de vocabulário e formam aprendizes capazes e competentes. A ‘Little Free Library’ do colégio Maple Bear está em instalada em 11 pontos da cidade, sendo que a ‘Professora Edméia Sola’ é a primeira unidade da rede municipal de ensino a receber a estante comunitária.
“Parcerias com o setor privado são muito bem vindas e necessárias”, analisou o secretário municipal de Educação, professor Helter Rogério Bochi. A responsabilidade com o ensino público é algo que deve ser compartilhado com todos, complementou o educador. “Especificamente nesta ação na Emef Professora Edméa Sola temos algo que ultrapassa os muros da escola, visto que qualquer membro da comunidade e da vizinhança pode ter acesso a livros de gêneros literários diversos”, disse.