Agricultores se unem a empresas para comercializar alimentos fora dos padrões de mercado
Quando você vai à feira ou ao supermercado, acaba escolhendo uma banana ou um pimentão com aparências e formatos diferentes?
Geralmente, a beleza acaba influenciando e levamos o produto mais bonito para a casa. No entanto, a busca por uma perfeição estética acaba fazendo com que muitos alimentos sejam rejeitados antes de sair do campo.
Para evitar o desperdício, pequenos agricultores encontraram alternativas para vender frutas e legumes saudáveis que fogem do padrão estético exigido pelo mercado.
Por meio de parcerias, empresas começaram a inovar e investir na área. Uma delas, que fica em São Paulo, resolveu fazer uma cesta com os produtos que apresentam falhas da própria natureza.
Um produtor de orgânicos em Morungaba, interior de São Paulo, explicou que vende legumes com defeitos estéticos por um preço em média 30% menor do que os alimentos “bonitões”.
A separação dos alimentos começa após a colheita. Os produtos “imperfeitos” são encaminhados para as empresas, que promovem uma solução sustentável para mandar esses produtos até a mesa dos consumidores, e não para o descarte no lixo.
As bananas, por exemplo, são pontas do cacho que se desprenderam e perderam valor por esse motivo. Na empresa, elas formam uma porção no saquinho de papel. Para isso, são feitos testes de diferentes tipos de imperfeições para saber se o alimento pode mesmo ser consumido.
A iniciativa evita que comida boa seja jogada fora, e esse tipo de projeto pode ser replicado em outras regiões do Brasil.
FONTE: G1