Documentário sobre o inventor da câmera de 360 graus, ‘Sebastião Leme’ gravado com apoio da Secretaria Municipal da Cultura tem pré-estreia nesta quarta, dia 12
Filme produzido com recursos da Prefeitura de Marília ao projeto premiado no Edital de Chamamento nº 2/2021 reúne mais de 15 entrevistas e tem direção de Rodrigo Grota
‘Sebastião Leme’, documentário gravado com apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Cultura de Marília, tem pré-estreia agendada para esta quarta-feira, dia 12 de abril, no Cine Esmeralda. O filme tem direção do cineasta mariliense Rodrigo Grota – hoje radicado em Londrina, Paraná – e narra a trajetória do fotógrafo Sebastião Carvalho Leme (1918-2007), pioneiro da Imprensa local e criador da câmera fotográfica que captava imagens em 360 graus.
O projeto ‘Sebastião Leme’ conquistou o 2º lugar no Edital de Chamamento Público nº 02/2021, da Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Cultura de Marília. A pré-estreia gratuita está programada para às 20 horas desta quarta-feira, dia 12 de abril, no Cine Esmeralda – sala de cinema do Esmeralda Shopping, avenida das Esmeraldas, nº 701. Dirigido por Grota – vencedor de vários prêmios Kikitos, no Festival de Cinema de Gramado – o documentário foi produzido pela produtora Nossa Quintal. Antes da exibição, nesta quarta-feira, o cineasta Grota lança seu livro ‘Fantásmatika’.
Financiado através de edital de fomento da Secretaria Municipal da Cultura de Marília em 2021, o documentário ‘Sebastião Leme’ coletou mais de 15 entrevistas e obteve acesso direto ao acervo preservado pela família Leme, doado à Câmara Municipal de Marília. Em parceria com campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Marília, o grupo de pesquisa coordenado pela bibliotecária Wilza Matos auxiliou na limpeza, organização e digitalização de parte do acervo, que contém mais de 20 mil negativos, fotografias, jornais, revistas, VHS e rolos de película de 8, 15 e 32 mm.
O Clube de Cinema também foi um local de pesquisa, a equipe teve contato com documentos e imagens que retratam a era de ouro do cinema interiorano e os personagens que participaram desse momento.
Segundo o produtor Brunno Alexandre, a experiência foi incrível. “O acervo de Sebastião Carvalho Leme revelou a complexidade de um artista completo, pesquisador, cinegrafista, poeta, fotógrafo e inventor, à frente de seu tempo. Estamos contentes com o resultado e agora o desafio é levar o nome de Leme para festivais nacionais e internacionais, preservando sua memória e difundindo sua obra”, disse.
A pré-estreia do documentário “Sebastião Leme” é uma oportunidade para os amantes da cultura e do cinema conhecerem a obra desse artista completo. A exibição é gratuita e será realizada no Cine Esmeralda, localizado na Avenida das Esmeraldas, 701, no Jardim Tangará.
O prefeito municipal de Marília, Daniel Alonso, ressaltou que o talento e a dedicação do fotógrafo Sebastião de Carvalho Leme são valores que todo mariliense precisa conhecer. “É dever do Poder Público preservar a história de homens e mulheres que ajudaram a escrever a nossa história, a história da nossa gente. Sebastião de Carvalho Leme é uma destas personalidades que nos dão orgulho de ser mariliense. Com certeza, o documentário apresentará a biografia deste grande mariliense para as atuais e futuras gerações”, comentou o chefe do Poder Executivo. Daniel Alonso lembrou que Sebastião de Carvalho Leme teve papel estratégico na Comissão Organizadora dos Registros Históricos da Câmara Municipal e da Cidade de Marília, conseguindo, inclusive, o registro cinematográfico em depoimento do 1º prefeito de Marília, o engenheiro Durval de Menezes, que morava no Rio de Janeiro na época da gravação.
Sinopse
A trajetória artística de Sebastião Carvalho Leme (1918-2007), autor de uma obra composta por mais de 20 mil fotos, e responsável nos anos 1950 pela invenção de uma câmera fotográfica que registrava imagens em 360 graus. Autodidata, portador de uma deficiência auditiva e tendo passado a maior parte da sua vida em Marília (SP), Leme construiu uma obra múltipla, em variadas linguagens, com destaque para sua atuação no Cinema, no Jornalismo e nas Artes Gráficas. Desconhecida ainda do grande público, esta obra está sendo recuperada a partir de uma pesquisa contínua em seu acervo, cujo resultado inicial é a realização deste documentário dirigido pelo cineasta Rodrigo Grota e produzido pela produtora Nosso Quintal.