Janela Para o JapãoNotícias

Escolas são reabertas na cidade de Okuma, próxima à danificada usina nuclear Fukushima 1

Escolas foram reabertas na cidade de Okuma, nas proximidades da danificada usina nuclear Fukushima 1, no nordeste do Japão, após o retorno de residentes que haviam deixado a área.

Antes do desastre nuclear ocorrido em 2011, Okuma possuía duas escolas públicas de ensino fundamental do primeiro ao sexto ano e uma escola fundamental do sétimo ao nono ano, bem como dois jardins de infância. As escolas estavam sendo operadas em uma outra cidade na província de Fukushima, a cerca de 100 km de distância de Okuma. Elas foram integradas em uma única escola para o ensino compulsório, ou seja, do primeiro ao nono ano do ensino fundamental, e uma creche quando foram reinstaladas em Okuma após 12 anos.

Na segunda-feira, 26 crianças, incluindo quatro alunos do primeiro ano, participaram de uma cerimônia em celebração do início do ano letivo. As crianças entraram no local em meio às saudações de “bem-vindos de volta!” das pessoas.

Ishii Nonoka, aluna da nona série, disse, representando os estudantes, que ela abrirá o caminho para o futuro e terá orgulho de crescer em Okuma.

Uma residente que retornou para Okuma disse que a triste cidade se tornou novamente animada com as vozes alegres das crianças.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *