Janela Para o JapãoNotícias

Marília espera cerca de 70 mil pessoas em quatro dias de Japan Fest

A população de Marília, em especial a comunidade japonesa, está em contagem regressiva para a vigésima edição do tradicional Japan Fest, que este ano acontece de 20 a 23 deste mês, na sede campestre do Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Marília (Nikkey Marília). O festival, que faz parte das comemorações do aniversário da cidade e integra também o calendário de eventos do Estado de São Paulo, é uma iniciativa da TV TEM, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo (através do Proac/ICMS) Dori Alimentos e Supermercados Kawakami, da Prefeitura Municipal, e organização do Nikkey Marilia.

Este ano, a expectativa dos organizadores é receber um público estimando em cerca de 70 mil pessoas nos quatro dias de evento, que é considerado um dos maiores festivais de cultura japonesa do país.

A montagem da estrutura do Japan Fest, que movimenta toda a região do Centro-Oeste paulista, teve início há duas semanas. Segundo o presidente do Japan Fest, Keniti Mizuno, uma das principais dificuldades este ano da Comissão Organizadora foi em relação à estrutura. “Na verdade, quem trabalha com organização de eventos está tendo muitas dificuldades este ano justamente por conta da retomada dos eventos presenciais – não só relacionados à cultura japonesa – em praticamente todas as localidades do país depois de um certo tempo parado por causa da pandemia”, destaca Mizuno, explicando que a locação para a montagem do festival, como palco, gerador, som, iluminação e banheiros químicos “triplicaram de preço”.

Concurso de Miss Nikkey vai eleger a mais bela descendente de japoneses de Marília e região

Parque – Apesar das dificuldades, Keniti Mizuno conta que “tudo está sob controle” e dentro do que foi programado. “Estamos fazendo tudo e até um pouco mais do que tínhamos proposto”, garante ele, que cita como exemplo a permanência do parque de diversões Vitinho Park – considerado um dos melhores do país – por sete dias ao invés dos quatro de costume.

Assim, o público poderá se divertir nas atrações de 20 a 26 de abril. “Só não podemos prolongar mais porque, no feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador, acontece o tradicional Undokai da Aecom (Associação Esportiva e Cultural Okinawa de Marília) na sede campestre do clube”, comenta Mizuno, referindo-se à gincana esportiva que conta com apoio do Nikkey Marília e Prefeitura de Marília.

Programação – Além do parque, o Japan Fest conta com uma programação variada com música, exposições culturais e de empresas e a famosa culinária japonesa, que em 2013 foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade.

Destaque também para o Concurso Miss Nikkey, que elegerá a mais bela descendente de japoneses que representará Marília e região no palco do Festival do Japão. Haverá também espaço rural, artesanato, exposições de ikebana e de bonsai, cultural, Feira do Livro, oficinas e palestras relacionadas à saúde, agronegócios e cultura com especialistas locais.

No sábado (22), a presidente da Comissão de Arte Koguei do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social –, Olga Ishida, participará de uma oficina de cerâmica com a Oficina de Cerâmica Chieko Nishimura da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia.

Abertura – A cerimônia de abertura, na sexta-feira (21), contará com a presença de autoridades municipal, estadual e federal. Na ocasião, o Nikkey Marília prestará uma homenagem ao prefeito reeleito de Izumisano (cidade-irmã de Marília), Hiroyasu Chiyomatsu. Estará presente uma comitiva formada por três funcionários da cidade japonesa: Shinya Oku (superintendente de Educação de Izumisano); Eiji Nakashita (Diretor de Cooperação de Cidadão) e Takashi Takeda (supervisor do Conselho Municipal de Educação).

Higashi Hiroshima, também cidade-irmã de Marília, participará da cerimônia através de uma mensagem gravada.

Solidariedade – A entrada será gratuita, mas haverá a tradicional campanha de arrecadação de um quilo de alimento não perecível. Toda arrecadação será destinada ao Fundo Social de Solidariedade.

Evento tem como um dos objetivos preservar e difundir a cultura japonesa na região

(Aldo Shiguti)

Público costuma prestigiar evento no Nikkey Marília evento deve receber 70 mil pessoas

20º Japan Fest

Quando:

Dias 20, 21, 22 e 23 de abril. Quinta, das 18 às 23h; sexta, das 12 às 23h; sábado, das 16 às 23h30 e domingo, das 12 às 18h

Onde:

Sede Campestre do Nikkey Marília: Av Benedito Alves Delfino, 2.850

Informações pelo telefone: 14/3433-4187 ou www.nikkeymarilia.com.br

A culinária japonesa é um dos destaques do Japan Fest

PROGRAMAÇÃO DE PALCO DO 20º JAPAN FEST

DIA 20 (quinta-feira)

18H: Abertura dos portões

19H: Karaokê (Nikkey Marília) / Requios Eisa Taiko de Marília / K-Pop com o Grupo Bittersweet de Marília

20H: Miss Nikkey – Com apresentação de Kendi Yamai

23H: Encerramento

DIA 22 (sexta-feira)

12H: Abertura dos portões

13H: Demonstração de Tai Chi Chuan (com Murilo dos Santos Almeida/Marília) / K-Pop Escola de Dança Pietra Lincah (Marília) / Karaokê (Nikkey Marília)

14H: Espaço de Arte Milene Bertoldi (Marília) / Kamishibai – Contação de Histórias e Oficina, com a Cia Koi de Lins (Espaço de Palestra) / Demonstração do Dojô Judô Nikkey Marília / K-Pop Grupo Evolve – Projeto Social Vera Cruz

15H: Bon Odori e Matsuri com Marília Dansu

16H: Taiko Dantai Fênix (Presidente Prudente)

17H: Tomodachi Yosakoi (Araçatuba) / Odori Fujinkai Buyokai (Bastos) / Odori Fujinkai Buyokai (Araçatuba)

18H: Abertura Oficial da 36ª Exposição de Ikebana Kado Ikenobo Tatibana da América Latina / Coral Miriam Otachi (SP) / Grupo Miwa Seigensha de Música para Koto e Grupo Shinzan Tozan de Shakuhachi

19H: Musical – Humberto Kenji e Cintia Nishimura (Maringá)

20H: Abertura Oficial do 20º Japan Fest com presença de autoridades municipal, estadual e federal, além de representantes da cidade japonesa de Izumisano (cidade co-irmã de Marília)

21H: K-Pop com o Grupo The Girls Front (Marília)

22H: Show com Bruna Gonçalves – Vera Cruz

23H: Encerramento

DIA 22 (sábado)

16H: Nikkey Kids

17H: Hibiki Wadaiko (Nikkey Marília) / Show Musical Infantil (Bastos, São Paulo e Londrina)

18H: Show Musical: Ricardo Nakase e Débora Iha / Hip Hop Escola de Dança Pietra Lincah (Marília)

19H: Tottori Shan Shan Kassa Odori (dança típica da província de Tottori) / Show com Takeshi Nishimura e Elaine Hara

20H: Requios Doukoukai Eisá Taiko (tambores japoneses)

21H: Show com o Grupo Todos Nós (Piracicaba)

22H: Show com Jaci Furquim e Grupo Cartola Branca

23H30: Encerramento

DIA 23 (domingo)

12H: Escola Modelo de Língua Japonesa (Nikkey Marília) / Requios Doukoukai Eisá Taiko

13H: Show com Ricardo Nakase e Débora Iha / Tottori Shan Shan Kassa Odori

14H: Show com Takeshi Nishimura e Elaine Hara / Desfile Cosplay

15H: Show com o Grupo Todos Nós (Piracicaba) / Academia de Dança Jazz Bell / K-Pop com o Grupo Themis (Marília)

16H: Projeto Guri – Pólo Regional Marilia

17H: Hibiki Wadaiko (Nikkey Marília) / Nobuhiro Hirata e Requios Eisá Taiko de Marília

*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio

18H: Sorteios / Encerramento

FONTE : NIPPON JÁ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *