Japão deve receber neste ano 21 milhões de turistas, estima agência
O número de visitantes internacionais que chegam ao Japão está se recuperando rapidamente, seis meses depois que o governo diminuiu significativamente as restrições de entrada no Japão, publicou o Yomiuri.
O total de turistas estrangeiros em fevereiro atingiu mais da metade do número do mesmo mês do ano anterior, quando vigoravam regras restritivas na pandemia de COVID-19.
As autoridades esperam um aumento de turistas da China nos próximos meses, o que ajudará a movimentar a indústria do turismo, mas muitas empresas de hospedagem estão enfrentando uma grave escassez de mão de obra.
Na segunda-feira (10), um jato da Tianjin Airlines pousou no Aeroporto Internacional Chubu Centrair, em Tokoname, província de Aichi.
Foi o primeiro voo de Tianjin, na China, para o aeroporto que atende a área de Nagoya desde que a rota foi desativada há cerca de três anos e dois meses, quando a pandemia eclodiu.
Um senhor chinês de 43 anos disse que planejava visitar a cidade de Takayama, na província de Gifu, e fazer compras em Nagoia, na província de Aichi.
Quando o governo japonês impôs medidas restritivas para controlar a entrada de viajantes no país, em 2021 o total de visitantes caiu para 240.000.
Em outubro de 2022, quando as restrições começaram a ser levantadas, o país recebeu 1,475 milhão de turistas estrangeiros em fevereiro, segundo a Organização Nacional de Turismo do Japão, o que representa 56% do valor do mesmo mês de 2019.
Em março, a All Nippon Airways (ANA) incluiu em sua programação de voos de verão a retomada de duas rotas para a Europa, incluindo o trecho Tóquio-Munique.
A companhia também retomou voos para a China, como a rota Haneda-Pequim e Haneda-Xangai. A ANA opera 20% dos voos para o país vizinho em relação ao período pré-pandemia, mas pretende elevar para cerca de 60% durante o atual ano comercial, que vai até março de 2024.
A empresa JTB Corp estimou em janeiro que 21,1 milhões de visitantes internacionais chegariam ao Japão neste ano.
Hotéis e lojas de departamento, que sofreram com a falta de turistas estrangeiros, estão se recuperando. Um hotel de negócios de Quioto foi reformado para se tornar o luxuoso Fauchon L’Hotel Kyoto.
Agora o local conta com menos quartos, mas estes são mais espaçosos e elegantes graças a uma parceria com uma marca francesa de alta qualidade.
A mudança fez saltar a tarifa dos quartos, passando de cerca de ¥ 5.000 por noite para mais de ¥ 40.000 para alguns quartos. Mesmo assim ficou lotado no mês de março.
Apesar da melhora, o setor de hospedagem sente falta de profissionais para contratar.
A empresa Teikoku Databank Ltd. informou que cerca de 80% dos hotéis e pousadas tradicionais (ryokan) relataram o problema partir de janeiro.
Pesquisa feita pela Japan Hotel Association aponto que 88,7% dos entrevistados disseram que a escassez de trabalhadores afetou suas operações comerciais.
Alguns hotéis reduziram o horário comercial de seus restaurantes e bares internos, e outros limitaram as taxas de ocupação dos clientes.
Um funcionário da associação resumiu o cenário: “Muitos funcionários mais jovens se mudaram para empregos em outras indústrias durante a pandemia. A percepção de que os empregos são inconstantes no setor hoteleiro se enraizou, portanto, encontrar novos funcionários tem sido difícil.”
O governo japonês escolheu o turismo como um dos motores para retomar o crescimento econômico. Mas o plano é atrair turistas estrangeiros endinheirados.
O plano previsto para até o ano fiscal de 2025 tem como meta aumentar o consumo per capita de turistas de ¥ 159.000 para ¥ 200.000.
A Agência de Turismo do Japão disse que os viajantes que chegaram ao país em 2019 gastaram ¥ 4,8 trilhões, com visitantes ricos respondendo por pelo menos 10% disso.