Polícia japonesa usa IA para detectar conteúdo online sobre armas caseiras
A polícia japonesa decidiu utilizar inteligência artificial (IA) para intensificar as patrulhas cibernéticas visando detectar informações online relacionadas à fabricação de armas e explosivos caseiros.
A Agência Nacional de Polícia planeja introduzir em setembro uma tecnologia chamada processamento de linguagem natural, que analisa textos e identifica conteúdos que podem representar sérios riscos à vida humana.
Desde o mês de fevereiro, a agência vem pedindo aos gestores de websites que eliminem conteúdos sobre modos de fabricação de armas de fogo e explosivos. A tecnologia será aplicada a postagens no Twitter e no YouTube. A agência espera que a IA detecte conteúdos danosos com mais precisão do que através de digitação manual de palavras-chave e pesquisas.
O movimento rumo a uma maior apuração online ocorre após o ex-premiê Abe Shinzo ter sido fatalmente baleado em julho do ano passado por um homem carregando uma arma caseira. Em outro incidente registrado no sábado, um homem foi preso depois de ter jogado o que parecia ser um dispositivo explosivo caseiro em direção ao primeiro-ministro Kishida Fumio, que não sofreu ferimento.
FONTE: NHK PORTUGUÊS