Ex-executivos envolvidos em escândalo de suborno nos Jogos de Tóquio são sentenciados
O Tribunal Distrital de Tóquio proferiu sentenças com suspensão condicional da pena a três ex-funcionários de uma empresa varejista especializada em roupas e uniformes para trabalho. Eles eram acusados de envolvimento em um escândalo de suborno relacionado aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio. Esta é a primeira decisão emitida em conexão com o caso.
Aoki Hironori, ex-presidente do conselho de administração da Aoki Holdings, seu irmão mais jovem Aoki Takahisa, ex-vice-presidente, e um ex-executivo da empresa Ueda Katsuhisa receberam a sentença nesta sexta-feira.
Eles estavam sendo julgados sob a acusação de terem pago subornos em um total de cerca de 210.000 dólares para Takahashi Haruyuki, ex-executivo do comitê organizador dos Jogos de Tóquio, alegadamente buscando um tratamento favorável em relação a um contrato de patrocínio dos Jogos.
Na Corte Distrital de Tóquio, o juiz Yasunaga Kenji, que presidiu o julgamento, condenou o ex-presidente do conselho a dois anos e seis meses de prisão, com sursis de quatro anos. O ex-vice-presidente recebeu a pena de um ano e meio de prisão, com sursis de três anos, enquanto o ex-executivo recebeu a sentença de um ano, com sursis de três anos.
Yasunaga disse que os três deram-se conta da enorme influência de Takahashi através de ocasiões com refeições envolvendo o ex-chefe do comitê organizador, Mori Yoshiro, bem como pelas comunicações realizadas com o pessoal do comitê. O juiz acrescentou que os três cometeram o ato ilícito a fim de obter lucros substanciais ajudando na organização dos Jogos.
Yasunaga prosseguiu dizendo que o ato foi cometido como resultado de uma convergência de interesses das duas partes, com funcionários da Aoki buscando maximizar os lucros de sua empresa e Takahashi querendo recompensas pela oferta de favores. O juiz condenou o ato por ferir a confiança depositada pelo público em uma gestão justa dos eventos mundiais.
Em resposta à decisão, a Aoki Holdings disse que considera seriamente a questão e prometeu realizar todos os esforços para restaurar a confiança dos clientes em relação à empresa e evitar que tais atos voltem a ocorrer.
FONTE: NHK PORTUGUÊS