Janela Para o JapãoNotícias

Descoberto navio naufragado na Segunda Guerra Mundial com 850 prisioneiros de guerra australianos a bordo

Um navio de transporte japonês que naufragou durante a Segunda Guerra Mundial foi encontrado no Mar da China Meridional. Mais de mil pessoas encontravam-se a bordo, na sua maioria, prisioneiros de guerra da Austrália.

Uma equipe de busca apoiada pelo governo australiano anunciou a descoberta no sábado. O grupo utilizou um veículo subaquático não tripulado para localizar os destroços a noroeste da Ilha de Luzon, nas Filipinas.

Os membros da equipe divulgaram fotos do navio em águas a cerca de 4.000 metros de profundidade. O Montevideo Maru foi atacado por torpedos em 1942 por um submarino americano, sem saber que estava transportando prisioneiros de guerra, incluindo 850 australianos. Para as famílias das vítimas, essa foi uma descoberta esperada há muito tempo.

O ministro da Defesa da Austrália, Richard Marles, disse que encontrar o navio “encerra um dos capítulos mais trágicos da história marítima da Austrália”.

A equipe de busca disse que não tem planos para resgatar o navio ou os restos mortais das vítimas, e os resultados da pesquisa serão usados em investigações futuras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *