Toyota permitirá jornadas encurtadas para mais empregados com filhos
A Toyota Motor, empresa automobilística gigante do Japão, planeja permitir jornadas de trabalho mais curtas para um maior número de empregados com filhos. O objetivo é obter um melhor equilíbrio entre trabalho e família.
Funcionários da Toyota disseram à NHK que todos os trabalhadores com filhos de até 18 anos de idade terão direito à jornada reduzida.
Atualmente, os horários encurtados são disponíveis apenas para funcionários efetivos com filhos que frequentam até o quarto ano do ensino fundamental, ou crianças de até 9 ou 10 anos de idade, assim como para o pessoal que trabalha em período parcial e temporariamente, com filhos de até 3 anos de idade.
A empresa diz que tomou a decisão após negociações com o sindicato dos trabalhadores. Ela diz que o novo regulamento será aplicado a todos os funcionários com filhos a partir de junho ou julho, dependendo do local em que trabalham.
Os funcionários da empresa dizem que desejam um sistema mais flexível que atenda às necessidades dos trabalhadores que cuidam de suas famílias.
FONTE: NHK PORTUGUÊS