Inovação na rede municipal garante mais de 220 projetores e telas retráteis para as salas de aula de todas as escolas de Marília
Modernização e alta tecnologia auxiliam na construção dos saberes e permitem dinamismo nas atividades pedagógicas (MARÍLIA POLITICA)
A correção da prova de matemática aplicada neste primeiro bimestre do ano letivo na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) ‘Olímpio Cruz’, realizada na sexta-feira, dia 28 de abril, teve um toque todo especial de tecnologia. A atividade foi totalmente projetada na tela retrátil a partir do moderno projetor que a sala acabou de ganhar. “A tecnologia só veio a melhorar o nosso ensino ”, afirmou a professora Patrícia Regina Francisco Mutafei, educadora da rede municipal há 23 anos. As classes da escola ‘Olímpio Cruz’, e de todas as outras Emefs, assim como as salas de aulas das Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), receberam recentemente da Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Educação mais de 220 projetores e telas retráteis. Todos os equipamentos estão instalados e, desde então, proporcionando dinamismo nas atividades pedagógicas.
A modernização e a alta tecnologia, conforme informou o prefeito de Marília, Daniel Alonso, estão inseridas na política municipal de sua gestão, que estabeleceu na Secretaria Municipal da Educação o plano de inovação tecnológica de todas as unidades escolares da cidade. “Marília é uma cidade referência na tecnologia da informação, tanto que somos um dos polos de TIs do Estado de São Paulo, reconhecidos, inclusive, como arranjo produtivo de tecnologia. Toda esta modernização pode ser vivenciada por nossos estudantes, professores e toda comunidade escolar. São equipamentos como os projetores e as telas retráteis que estão instaladas nas salas da rede municipal que auxiliam os professores na construção dos saberes dos nossos alunos”,disse o chefe do Executivo.
Com quase 25 anos de dedicação ao magistério municipal, a professora Danila Faria Berto, docente da ‘Olímpio Cruz’, desenvolveu diversas aulas com a turma utilizando o equipamento recém-instalado na classe e notou uma mudança significativa. “Antes eu precisava até utilizar o celular para exibir um vídeo, ou transmitir algo pela tela do computador. Agora está melhor, pois com o projetor, a aula ganhou outra atmosfera. É um instrumento tecnológico que vem para agregar, deixar mais ágil e ficar muito mais próxima da realidade das nossas crianças”, contextualizou a docente.
O Município investiu quase R$ 1,7 milhão para a modernização dos ambientes escolares e conforme antecipou o secretário municipal da Educação, professor Helter Bochi, o aperfeiçoamento tecnológico das salas de aulas e ambientes escolares da rede municipal de ensino vai continuar. “O próximo passo agora é melhorar a conexão wi-fi”, disse. Sobre o projetor multimídia, Bochi explicou que, uma vez conectado ao notebook, é possível realizar uma infinidade de atividades didáticas. “Os estudantes poderão, por exemplo, fazer uma visita virtual aos principais museus e galerias de artes do mundo”, comentou o secretário municipal. A Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Educação de Marília instalaram, ao todo, 160 projetores – todos com cabo HDMI e demais equipamentos – nas Emefs e 61 projetores nas Emeis.
Para a diretora Denise Oliveira Fontes, da Emef ‘Professora Edméa Braz Rojo Sola’, a aprovação dos projetores pelos 430 estudantes da unidade de ensino – que mantém salas de aula de 1º ao 5º ano – foi enorme. “As crianças adoraram, permitindo aulas bem atrativas e empolgantes”, afirmou. Nas atividades de inglês da ‘Edméa Sola’, por exemplo, a interação dos alunos com a professora, a partir do conteúdo didático projetado na tela, o aprendizado de uma das principais línguas estrangeiras ficou bem fácil. Numa das aulas projetadas, por exemplo, as crianças visualizam cores e seus respectivos significados no idioma.