Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social investe em atualização de servidores municipais
Consultor explanou sobre versatilidade e aplicabilidade das várias ferramentas do sistema Gênesis
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Marília promoveu capacitação para coordenadores e técnicos lotados na pasta, na sexta-feira, dia 28 de abril. O tema envolveu o sistema Gênesis, plataforma utilizada para a gestão de informação de assistência social adotada por todas as unidades que integram a secretaria municipal.
O software foi criado com a finalidade de ser uma importante ferramenta para o gerenciamento da informação da Assistência Social, alcançando a Proteção Básica e Especial (Média e Alta Complexidade), auxiliando gestor e equipe técnica dos CRAS, SCFV, Cadastro Único, CREAS, Centro POP, Abordagem Social, dentre outros serviços. O sistema está preparado para a realização de inúmeros controles, destacando-se: acompanhamento familiar, cronograma de atividades, visitas, atendimentos, agendamentos online, reuniões, dados dos programas de governo vinculados à pessoa/família, além de prestação de contas.
“Dados devem ter papel estratégico na gestão do SUAS, o Sistema Único de Assistência Social. Eles estão no centro da tomada de decisões, da criação de estratégias, perpassando toda a implantação ou execução de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais. Assim, ter um sistema de informações preciso e confiável é o alicerce para o planejamento quanto à necessidade de implantação de novos serviços. São imprescindíveis também para o monitoramento e a avaliação da oferta dos serviços”, explicou o secretário, Delegado Wilson Damasceno.
O prefeito de Marília Daniel Alonso ratificou o posicionamento do secretário municipal da Assistência Social e acrescentou que “reunir dados sobre os equipamentos e tipos de serviços ofertados em cada um deles é muito importante, não apenas para quantificar a oferta da proteção social nos territórios, mas também para informar à população onde e como acessá-los”, observou o chefe do Poder Executivo.
“Não adianta termos tecnologia ultramoderna se não capacitarmos os servidores que alimentarão as informações. Por esse motivo trouxemos um consultor justamente para atualizar nossos colaboradores em relação à utilização de todas as ferramentas disponibilizadas pelo sistema Gênesis” finalizou Otávio Fernando Costa, supervisor da Vigilância Socioassistencial.