EntretenimentoVariedades

Vereador Dr. Elio Ajeka homenageia Júlio Fukuji, pioneiro do Undokai da AECOM

Toda a colônia japonesa sabe que o dia 01º de maio, feriado mundial em que se comemora o dia do trabalhador, a AECOM – Associação Esportiva e Cultural Okinawa de Marília realiza o Undokai, uma gincana esportiva e cultural. E em 2023, durante a 66ª edição dos jogos, o vereador Dr. Elio Ajeka (PP) prestou uma homenagem a um dos pioneiros de Marília.

“Todo o meu respeito e admiração ao senhor Júlio Fukuji, que tem 82 anos. Ele é um exemplo para toda a colônia japonesa e participa do Undokai desde o começo, na Fazenda Cascata, em 1951. Nossa cultura nos ensina a honrar os idosos, por isso prestei uma homenagem por meio da entrega de um voto de congratulação”, disse o vereador.

O edil ainda lembrou que o Sr. Fukuji foi vice presidente da Aecom em 1987 na gestão do Dr Tiosin e que no biênio 2004/2005 foi presidente da Aecom. Atualmente ocupa o cargo Diretor de Assistência Social.

Segundo uma pesquisa intitulada “Informação, memória e identidade: estudo sobre as associações japonesas em Marília”, realizada pesquisadora Natacha Kajimoto, ligada à Unesp de Marília, o Undokai teve início por volta de 1951.

No decorrer dos anos o Undokai possibilitou a criação de novos laços e auxiliou na integração social dos imigrantes japoneses com a sociedade brasileira. Esta gincana esportiva e cultural possui modalidades individuais e coletivas para todas as idades, onde o espírito de grupo prevalece.

Há três anos sem realizar o Undokai, devido a pandemia do covid-19, o evento volta com o tema ‘Chibaryo!’ Esta palavra, de origem na língua de Okinawa, ilha ao Sul do Japão, é traduzida para o japonês como ganbatte, comumente utilizada pelos japoneses que a bradam quase como um pedido para que nos esforcemos por uma causa – seja individual ou coletiva.

“Sempre procuro participar do Undokai, que faz parte da nossa tradição porque além de ser um tempo para realizarmos exercícios físicos, ainda nos reunimos, brincamos, comemos e espalhamos ainda mais a nossa tão amada cultura japonesa”, finalizou Ajeka.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *